Tenente Coronel Julio Almeida é esperança de medalhas no Pan de Guadalajara
O Tenente Coronel Julio Almeida chega ao Pan-Americano de Guadalajara como um dos favoritos nas provas de pistola livre e de pistola de ar. O atleta da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Seleção Brasileira de Tiro é o dono dos novos recordes brasileiro e sul-americano na pistola de ar e do sul-americano na pistola standard e na pistola livre, conquistados este ano no XXVIII Torneio Regional Sul-americano Hugo de Sá Campello Filho (HSCF), em Santiago, no Chile. As provas de tiro esportivo do Pan-Americano de Guadalajara serão disputadas entre os dias 15 e 23 de outubro, no Polígono Pan-Americano de Tiro. Está prevista a participação de 250 atletas nas modalidades masculina e feminina de 26 países.
Sem a presença dos chineses e do atual campeão olímpico, o ucraniano Capitão Oleksandr Petriv, os atletas da Seleção Militar de Tiro têm mais chances de subir ao pódio por equipe e nas provas individuais na competição das Américas. Antes das provas disputadas este ano, o Tenente Coronel Julio garantiu a medalha de prata no Panamericano de 2007, no Rio de Janeiro e o segundo lugar no 45º Campeonato Mundial de Tiro, disputado ano passado, na prova masculina de pistola de fogo central individual. Os resultados vêm de um treinamento exclusivo para competições, como o mundial e os 5º Jogos Mundiais Militares e, desde 1991, a Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA) patrocina o oficial com munição e locais de treino.
Nos 5º Jogos Mundiais Militares, o Tenente Coronel Julio levou o ouro por equipe na pistola de fogo central 25 metros e a prata na pistola de tiro rápido. A consistência nas rodadas garantiu o pódio por equipe e o atleta fez a diferença na competição. O oficial da FAB ficou em primeiro lugar na rodada por equipe da pistola de fogo central e em terceiro na pistola de tiro rápido, e por pouco não fatura mais uma medalha na prova individual do tiro de pistola fogo central.
O ponto forte do Tenente Coronel Julio é a prova de pistola de fogo central. Ele tem grandes chances também na pistola de ar.
Fonte: CECOMSAER