Semana da Asa: Concerto conquista público no Teatro Nacional de Brasília
O público que lotou o Teatro Nacional de Brasília encantou- se com o espetáculo musical apresentado pela Banda Sinfônica da Base Aérea de Brasília na noite de quarta-feira (05/10) na capital federal. O evento abriu a programação de outubro em homenagem ao Dia do Aviador e Dia da Força Aérea, no ano em que é celebrado 70 anos da FAB e 80 anos do Correio Aéreo Nacional (CAN).
O programa selecionou músicas que marcaram a história da Aeronáutica com a história do Brasil. “Nós montamos um programa eclético para agradar a todos os públicos”, explica o regente da banda Manoel Jerônimo da Silva. Segundo ele, o concerto começou a ser planejado há quase um ano. A regência foi dividida ainda entre o sargento Alexandre Alves Pelicarto Arsênio, o suboficial músico Josias Ladeira, maestro adjunto da banda.
A expectativa dos jovens estudantes que foram ao teatro para ver uma banda de música no formato clássico foi superada. “Normalmente imagina-se que uma banda militar é extremamante formal. Mas não foi isso que nós vimos aqui”, disse Sarah Camargo, 18 anos, estudante de agronomia.
Durante a execução das músicas, o público também acompanhou a projeção de imagens sobre a vida de Santos Dumont, da evolução das aeronaves militares e do ingresso das mulheres na Força Aérea Brasileira.
Momentos antes do espetáculo, enquanto afinava o trombone de vara, Arthur de Souza Figueiroa demonstrava ansiedade para entrar em cena. “A responsabilidade aumenta por conta dos 70 anos da Aeronáutica”, conta o músico que há dois anos faz parte da banda.
Convidados especiais
A cantora de samba carioca, radicada no Distrito Federal, Di Ribeiro foi convidada para cantar Rio Antigo. A cantora cresceu ouvindo a canção que representa os anos dourados da década de 50 no Rio de Janeiro. “Foi uma honra trabalhar com uma banda tão grandiosa e profissional. Estou encantada”, resume Di Ribeiro antes de se apresentar. A cantora voltou ao palco para interpretar Aquarela Brasileira em conjunto com o Sargento Silva Neto.