Secretaria de Economia e Finanças da Aeronáutica completa 39 anos
A Secretaria de Economia e Finanças da Aeronáutica (SEFA) celebrou na sexta-feira (14/10) o 39º aniversário de criação da instituição. A solenidade, realizada no salão do Grupamento de Apoio de Brasília (GAP-BR), no prédio do Comando da Aeronáutica, em Brasília, reuniu várias autoridades do Comando da Aeronáutica.
A cerimônia iniciou-se com a entrega de diploma ao servidor civil, graduado e praça padrão da SEFA. Em seguida houve a concessão do título honorífico "Membro Honorário da Força Aérea Brasileira", destinado aos cidadãos que, por suas atividades, prestam cooperação às organizações do Comando da Aeronáutica. Além disso, foi realizada a imposição de medalhas por bons serviços prestados aos militares que completaram 40, 30, 20 e 10 anos de dedicação à Força Aérea Brasileira (FAB).
No evento, o Secretário de Economia e Finanças da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Aprígio Eduardo de Moura Azevedo, ressaltou a competência, honestidade de propósitos e a criatividade dos antecessores que comandaram a instituição visando atender às demandas da Aeronáutica. "Com espírito fraterno, reunimo-nos para manifestar apreço aos que se doaram com desprendimento e abnegação, deixando-nos herança luminosa que nos impulsiona no presente", explicou o Oficial General. "Com o pensamento voltado para o futuro, imprimindo continuidade à obra dos que nos precederam, prosseguimos investindo, por meio do Instituto de Economia e Finanças da Aeronáutica, no aprimoramento da capacitação, na especialização profissional, na motivação e na valorização dos homens e mulheres que, ao doarem suas energias, dão vida a esta instiuição", complementou o Tenente Brigadeiro do Ar Azevedo.
A SEFA foi criada em 13 de outubro de 1972 sob a administração do Ministro de Estado da Aeronáutica Tenente Brigadeiro do Ar Joelmir Campos de Araripe Macedo. Recebeu, nesta data, a denominação de Secretaria Geral da Aeronáutica, com a finalidade de superintender as atividades de administração financeira, contabilidade e auditoria, e de integrar, como órgão setorial, o sistema correspondente na Administração Federal. Em 1975 sua denominação foi alterada para Secretaria de Economia e Finanças da Aeronáutica.
Em 9 de fevereiro de 2000, foi aprovado novo Regulamento da SEFA, retirando da mesma as atribuições relativas ao planejamento e ao acompanhamento do orçamento no Comando da Aeronáutica, as quais passaram à competência do EMAER. Permaneceu como atribuição da SEFA apenas a parte referente à execução orçamentária.
Fonte: CECOMSAER