|

Revista UFO: Comando da Aeronáutica cumpre Portaria e desclassifica pastas ufológicas inéditas

http://www.ufo.com.br/admin/arquivos/dnot_7530.jpg

Desde que a campanha UFOs: Liberdade de Informação Já, liderada pela Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU), aumentou as cobranças junto ao Governo Federal, a Força Aérea Brasileira (FAB) tem assumido significativo papel de vanguarda na abertura das informações referentes a presença alienígena no espaço aéreo brasileiro. Das mais de 5.000 páginas de documentos que estão na Coordenação Regional do Arquivo Nacional no Distrito Federal (COREG), pelo menos 80% delas vieram dessa Força. E com a chegada de mais um lote em 2011, dessa vez referente aos anos de 2000 a 2010, o comandante da FAB, brigadeiro Juniti Saito, mais uma vez confirma sua inquestionável liderança, numa abertura de informações desse tipo que jamais havia sido registrada no nosso país.

Todavia, antes de discorrermos rapidamente sobre o contexto do recente conteúdo liberado pelo Centro de Documentação e Histórico da Aeronáutica (Cendoc), ainda considerando-se o inédito e significativo acervo da FAB, algumas indagações sobre o tamanho do acervo persistem. Além de documentos e outras informações em vários formatos resultantes da Operação Prato - que até hoje não se sabe onde foram parar -, outros importantes papéis ainda não foram para as prateleiras da COREG.

Dentre esses documentos, estão alguns enviados em resposta ao RIC 679/2011 [Veja Resposta do Ministério da Defesa ao segundo RIC da Câmara dos Deputados]. Tratam-se de cinco despachos, circulados internamente entre o Gabinete de Comando da Aeronáutica (GC3), Estado Maior da Aeronáutica (EMGAR) e o Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Comdabra). Esses despachos, trocados entre 01 de março e 03 de julho de 2010, foram inicialmente classificados como reservados e contêm as diretrizes que resultaram na Portaria 551/GC3. Conforme consta nos carimbos, os papéis permaneceram classificados até o dia 25 de julho de 2011, mais de um ano depois de sua geração.

Provavelmente foram desclassificados por força do pedido do deputado Chico Alencar. Nos mesmos, percebe-se calorosa discussão sobre as atribuições dos órgãos envolvidos na criação de farto material, bem como os fins que deveriam ser dados a todo o acervo daquela Força referente ao assunto OVNIs (UFOs)...

Leia matéria completa e baixe os documentos, link: http://www.ufo.com.br/noticias/comando-da-aeronautica-cumpre-portaria-e-desclassifica-pastas-ufologicas-ineditas

Fonte:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented