|

Paraquedistas do Rio de Janeiro realizam saltos em MS

Priscilla Peres .

Durante a Operação Anhanduí a Brigada de Infantaria Paraquedista do Rio de Janeiro realizou um treinamento militar no município de Laguna Caarapã (MS) na quarta-feira (12).

A missão teve o objetivo de treinar os militares para o “lançamento de paraquedistas à retaguarda do inimigo, esperando a chegada de uma tropa blindada, de modo a cercar a força adversa”. Os paraquedistas precisavam saltar em uma zona previamente determinada, e se reunir em locais específicos para garantir a ocupação da área.

A preparação começou a partir da meia-noite e durante a madrugada, foram feitos todos os procedimentos padrões, como um ‘briefing’ entre a tripulação e os mestres de salto, responsáveis pelo lançamento dos militares; inspeção de cada paraquedista; repasse das normas de segurança; e, momentos antes do salto, a checagem final do equipamento.

O embarque dos parquedistas aconteceu por volta das 5h30, em quatro diferentes aeronaves da Força Aérea, dois C-105 Amazonas e dois C-95 Bandeirantes. Identificada a área de lançamento, foi feito o lançamento por volta das 6h20, a uma altura de mil pés, cerca de 330 metros. No total, 120 paraquedistas foram lançados no chamado escalão de assalto.

De acordo com o Comando Militar do Oeste, este tipo de operação permite não apenas o emprego conjunto das Forças Armadas, como do Exército e da Força Aérea, mas também é fundamental para o adestramento dos militares paraquedistas.

Fonte: CAPITALNEWS.COM.BR / NOTIMP

---

Navios da Marinha Suspendem para Operação Anhanduí

A Marinha do Brasil por meio do Comando do 6° Distrito Naval informa à imprensa que suspenderam da Base Fluvial de Ladário, no dia 11 de outubro, os sete navios que participam da Operação Anhanduí. A "Força Naval" é composta pelo Monitor "Parnaíba" (U17), pelo Navio de Transporte Fluvial "Paraguassu" (G15), pelo Navio de Apoio Logístico Fluvial "Potengi" (G17), pelo Aviso de Transporte Fluvial "Piraim" (U29), pelo Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano (U28), pelo Navio Patrulha "Penedo" (P14) e pelo Navio Patrulha "Pirajá" (P11).

A Operação é um exercício militar conjunto de grande envergadura programado para ocorrer no Estado de Mato Grosso do Sul, na semana de 10 a 17 de outubro do corrente ano, sob coordenação do Ministério da Defesa. Na Anhanduí, serão reunidas tropas, equipamentos, veículos, embarcações e aeronaves da Marinha, do Exército e da Força Aérea, a fim de demonstrar a capacidade operacional das Forças Armadas em ações de defesa externa.

A "Força Naval" realizará diversos exercícios, destacando-se o controle de área fluvial; controle do tráfego aquaviário; patrulha naval; apoio de fogo naval; assalto ribeirinho; tiro real; e desembarque helitransportado. Como parte das atividades, o Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano realizará assistência médico-hospitalar, odontológica e sanitária às populações ribeirinhas do rio Paraguai em Porto Esperança, nos dias 13 e 14 de outubro; em Porto Albuquerque, no dia 15 de outubro; e em Porto da Manga, no dia 16 de outubro.

Fonte: Correio de Corumbá / NOTIMP









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented