|

Levantamento da ABAG revela que as aeronaves brasileiras têm em média 25 anos de vida; helicópteros e jatos novos vêm crescendo



Em um levantamento feito pela ABAG (Associação Brasileira de aviação Geral), foi constatado que a idade média da frota brasileira de aeronaves de aviação geral é de 25 anos. Das aeronaves registradas no país, 52% estão na faixa de 21 a 40 anos. Paralelamente, 29% da frota possui menos de 15 anos, o que indica uma renovação da antiga frota. Somente 7% das aeronaves de aviação geral hoje registram idade acima de 40 anos. “Um dado muito interessante e que também indica o crescimento da aviação executiva no Brasil é o fato de 14% da frota apresentar entre 1 e 5 anos de idade”, disse Francisco Lyra, presidente da ABAG.

O estudo também mostra que os helicópteros e jatos vêm aumentando gradativamente a participação na frota brasileira. Nos últimos cinco anos, nada menos que dois jatos novos e na média 5,4 helicópteros foram adicionados à frota nacional a cada mês. “Entre os helicópteros, a maioria tem até cinco anos de idade, somando são quase 500, entre 6 e 10 anos, 177 e entre 11 e 15 anos, 299”, disse Lyra.

Os aviões a pistão são os que mais contribuem para o envelhecimento da frota. São mais de 3 mil aeronaves com mais de 30 anos. Já os turbo-hélices passaram por uma forte renovação e hoje, embora 42% tenham mais de 25 anos, identifica-se um percentual de 31% com até 10 anos.
Este e outros estudos desenvolvidos pela ABAG têm como objetivo fornecer dados e subsídios para as autoridades e órgãos reguladores tomarem decisões e adotarem medidas envolvendo a aviação geral no país. Mais informações podem ser obtidas em www.abag.org.br

Fonte: ABAG








Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented