ITA e Embraer oferecem mestrado profissionalizante
O Programa de Especialização em Engenharia (PEE) da Embraer em parceria com o Instituto tecnológico de Aeronáutica (ITA) está com inscrições abertas até o dia 12 de outubro. Podem participar graduados em Engenharia Mecânica, Eletrônica, de Computação, Química e Civil entre 2009 e 2012. Uma boa notícia é que os mestrandos podem fazer parte, depois de formados, do quadro de engenheiros aeronáuticos da empresa e atuar na área em que se especializaram.
De acordo com o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa do ITA, Professor Celso Massaki Hirata, os diferenciais da formação do PEE são o foco em tecnologia e o incentivo à indústria brasileira aeronáutica. Os professores do ITA ministram várias disciplinas e são os orientadores das dissertações de mestrado. O professor Hirata ressalta que a Embraer encontra-se em um estágio no qual ela consegue entender a necessidade de usar metodologia científica para criar um corpo de conhecimento que pode ser registrado e utilizado pela empresa.
“A formação dos alunos do PEE atende a uma necessidade estratégica da Embraer de criar recursos humanos de qualidade e prontos para os desafios da empresa. Ambos, ITA e Embraer compartilham da visão de que os resultados de pesquisa em geral devem possibilitar de forma concreta a criação ou melhoria de produtos, serviços e processos, a redução de custo, o aumento de qualidade e a mitigação de riscos nos projetos aeronáuticos”, explicou Hirata.
O processo seletivo do programa é composto de uma avaliação técnica – uma prova que envolve assuntos do ciclo básico dos alunos da graduação em Engenharia – entrevistas em inglês e dinâmicas de grupo. O participante que concluir o PEE obterá o diploma de mestre profissional em engenharia aeronáutica, reconhecido pelo MEC. As inscrições devem ser feitas no site http://www.embraer.com
Fonte: CECOMSAER/ITA