Iate Clube do RJ reforça laços com Força Aérea Brasileira
A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu (18/10) uma homenagem do Iate Clube do Rio de Janeiro. O evento, que ocorre há quatro décadas, faz parte das comemorações do Mês da Asa e tem como finalidade reverenciar a memória de Alberto Santos Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica. A homenagem contou com a presença do ex-Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeira Baptista, do ex-Ministro do Supremo Tribunal Militar (STM), Tenente-Brigadeiro do Ar João Sampaio de Lacerda Junior, e de Oficiais-Generais e Oficiais Superiores da área Rio de Janeiro.
Representando o Comandante da Aeronáutica, o Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Luiz Carlos Terciotti, recebeu uma placa alusiva à homenagem, e retribuiu ao anfitrião com uma réplica de um capacete da Aviação de Caça.
Nas palavras que dirigiu aos convidados, o Comodoro do Iate Clube, Luiz Carlos Barroso Simão, relembrou o início da aviação naval no Brasil, em 1916, e participação do então Fluminense Yatch Club nessa atividade pioneira. “Aqui fundamos uma escola de aviação, construímos um modesto campo de pouso e uma rampa de acesso para hidroaviões, um hangar e um pátio de estacionamento para aeronaves. Essas edificações, exceto o campo de pouso, foram conservados e são atualmente utilizados para as atividades náuticas.”
Em atenção à presença da aviação no passado do Iate Clube, uma das três estrelas que figuram em sua flâmula e nos distintivos representa a aviação; as outras duas estrelas simbolizam a vela e a pesca. “Desse modo, podemos afirmar que existe uma forte ligação entre a FAB e o Iate Clube do Rio de Janeiro, preservado pela atuação convergente de bem servir ao País e à sociedade brasileira, no ar e no mar, elementos que se unem naturalmente na mesma linha do horizonte dos nossos respectivos objetivos institucionais”, observou o Comodoro.
O Brigadeiro do Ar Waldeísio Ferreira Campos, vice-diretor da Diretoria de Pessoal da Aeronáutica (DIRAP), enalteceu, em seu discurso, o espírito altruísta de Alberto Santos Dumont; do Patrono da FAB, Marechal do Ar Eduardo Gomes; e do primeiro Comodoro do Iate Clube, Arnaldo Guinle.
“Evoquemos aqueles que, na substância de suas almas trouxeram e nos deixaram, como legado, a identidade que nos une, qual seja a fé, a esperança e a sinergia no legítimo propósito de preservar a soberania no céu que encobre nosso país, sustentando nossas ações no cuidado coletivo com a busca e com a manutenção da justiça social, da paz e do crescimento do Brasil”, disse.
Fonte: III COMAR