Galeão recebe Seminário Sobre Autoridade Aeroportuária
Além da Secretaria de Aviação Civil e Infraero, participaram do seminário representantes da Receita Federal, Polícia Federal, Vigilância Agropecuária (Vigiagro), Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), Vigilância Sanitária e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
As Autoridades Aeroportuárias foram instituídas nos aeroportos de Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Congonhas e Guarulhos (SP), Galeão e Santos Dumont (RJ), Confins (MG), Brasília (DF), Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE) e Manaus (AM). Cabe a elas tratar de problemas cotidianos e excepcionais, em tempo hábil, para garantir qualidade e rapidez nas atividades de cada aeroporto, com suporte de estruturas já existentes, como os Centros de Gerenciamento Aeroportuário (CGA).
Durante a abertura do seminário, o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, explicou que caberá à Infraero coordenar as operações desenvolvidas nos aeroportos e que cada integrante manterá suas competências e responsabilidades dentro dos Terminais de Passageiros. “Acredito que em pouco tempo a sociedade já poderá reconhecer os resultados positivos dessa iniciativa, que soma os esforços numa atitude colaborativa de todos para uma prestação de serviço cada vez melhor”, avaliou o ministro.
O presidente da Infraero, Gustavo do Vale, destacou a importância da integração entre todos os componentes do setor aéreo para a melhoria dos serviços oferecidos aos passageiros. “A Autoridade Aeroportuária é o fórum ideal para que todos os entes que atuam nos aeroportos possam conversar e conseguir resolver questões que um órgão sozinho não seria capaz”, finalizou.
Conaero
Na ocasião, também foi realizada uma apresentação sobre o papel da Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero), que será responsável por receber, analisar e solucionar as demandas reunidas pelas Autoridades Aeroportuárias.
O secretário-executivo da Secretaria de Aviação Civil e coordenador do Conaero, Cleverson Aroeira, esclareceu que o objetivo da comissão é promover a gestão compartilhada nos aeroportos. “Queremos implantar melhores práticas que resultem em processos mais eficientes, sempre com o foco nos passageiros, que são nossa atividade fim”, concluiu.
Integram a Conaero representantes dos seguintes órgãos e entidades: Secretaria de Aviação Civil, Casa Civil, Ministérios da Agricultura, Defesa, Fazenda, Justiça, Planejamento e da Saúde; além da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).Fonte: