|

FAB: nuvem de cinzas vulcânicas deve sair do Sul nesta 4ª



A nuvem de cinzas vulcânicas que atingiu parte do Sul do Brasil deve estar completamente sobre o Oceano Atlântico por volta das 6h de quarta-feira, segundo a Força Aérea Brasileira (FAB). A tendência, segundo sua assessoria de imprensa, é também que a nuvem fique menos densa com o decorrer das horas.

As cinzas foram expelidas pelo vulcão chileno Puyehue e chegaram ao Brasil após passar por Argentina e Uruguai. Conforme a FAB, ela se encontrava sobre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a cerca de 2,5 mil m de altitude nesta terça-feira. No entanto, moradores desses Estados obseravaram partículas cinzas que se amontoavam sobre carros.

De acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Ciram) de Santa Catarina, a fina cobertura esbranquiçada sobre os veículos pode ser composta das partículas expelidas pelo vulcão, mas a proporção da composição só pode ser determinada por medições de laboratórios especializados.

Saúde

Em nota, o governo do Rio Grande do Sul afirmou que, em função da presença das cinzas no ar, apesar da situação atual não representar um problema de maior gravidade, pessoas mais vulneráveis aos impactos causados pela poluição atmosférica (pneumopatas, cardiopatas, crianças e idosos) devem tomar alguns cuidados.

Devem ser ingeridos pelo menos 2 l de água por dia. Esforços físicos desnecessários devem ser evitados, enquanto que pneumopatas e cardiopatas devem redobrar a atenção no uso dos medicamentos de costume e seguir as recomendações médicas para que os sintomas não aumentem e a doença não se agrave.

Portadores de asma, rinite, bronquite e enfisema devem seguir o uso dos medicamentos rotineiros. Aqueles que usam lentes de contato devem ficar atentos para que elas não ressequem. Ainda, quaisquer efeitos na saúde devido à exposição às cinzas vulcânicas provavelmente serão passageiros. Porém, em caso de dúvidas, a população deve procurar atendimento médico.

Fonte: / NOTIMP

---

Possibilidade de novos transtornos no aeroporto

Apesar de todas as companhias aéreas terem normalizados as operações no Aeroporto Salgado Filho a partir da tarde de ontem, a quarta-feira volta a ser de incertezas para quem pretende partir ou chegar a Porto Alegre de avião.

Conforme a Somar Meteorologia, tanto a intensidade quanto a direção dos ventos, além da continuidade da emissão de partículas do vulcão chileno, contribuem para que, além da Capital, as nuvens possam atingir também Buenos Aires e Montevidéu. A exemplo de ontem, Florianópolis pode continuar na rota das cinzas.

– As condições de quarta continuam favoráveis para o transporte das cinzas. Os ventos, a uma altitude entre 5 mil e 10 mil metros, sopram para leste e depois nordeste – diz Caroline Vidal, do grupo de previsão do tempo do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

A Central de Meteorologia, contudo, acredita que há possibilidade de chuva entre hoje e amanhã, o que dissiparia as cinzas.

Conforme a Infraero, até as 20h o Salgado Filho registrava 49 voos cancelados durante o dia, entre chegadas e partidas. Segundo as companhias, porém, apenas 20 tiveram as cinzas como causa e todas eram rotas domésticas. Entre as maiores companhias, a TAM optou por não realizar 10 voos, enquanto a Gol decidiu manter as operações.

A Azul teve seis cancelamentos e um deles causou transtorno para um grupo de 70 idosos que viajou a passeio de São Bento do Sul (SC) para a Capital. Para muitos deles, foi a primeira viagem de avião. A volta, porém, acabou se complicando. Parte do grupo estava em um voo da Gol, que estava previsto para decolar, e outro deveria voar pela Azul. Durante a tarde, os idosos estavam indecisos entre aceitar uma oferta da companhia para viajar de ônibus ou ganhar uma diária de hotel para embarcar a partir de hoje.

– Mais de 30 pessoas iriam voar com a Azul. A viagem de vinda foi excelente, mas agora ficou essa confusão – lamentava Inês Neves de Souza, 68 anos.

Contate antes de ir
- 0300-115-2121 (Brasil), 0810-266-3232 (Argentina) e 5098-2403-8007 (Uruguai).
- Os números são: 4002-5700 (capitais) e 0800-570-5700 (demais localidades). Na Argentina, 0 810 333 3333, no Chile, 56 2 6767 900, no Paraguai, 595 21 659 5000 e no Uruguai, 000 4019 0223.
- O telefone é 4003-1118 em todo o Brasil.
- Os passageiros que precisarem de informações devem entrar em contato com a companhia pelo 0800 723 1234.
- Para informações e confirmação dos voos, a empresa disponibiliza o 0800 286 6543.

Fonte: / NOTIMP









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented