|

Cindacta III prevê mais voos em 2012

O Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta III) prevê um aumento significativo no movimento aéreo na Região Nordeste do Brasil, em 2012. O coronel João Batista de Oliveira Xavier, comandante do Cindacta III, revelou que em 2010 o Nordeste teve 1,5 milhão de pousos e decolagens. A expectativa é que em 2011 chegue a 27% de crescimento e que em 2012 esse índice supere os 30%.

O Cindacta III é responsável por todo o controle de tráfego aéreo na Região Nordeste e na costa brasileira. As instalações do centro ficam no bairro do Jordão, Zona Sul, ao lado da Base Aérea do Recife.

“A maior parte dos movimentos aéreos na nossa região se concentra nos três primeiros meses do ano, com o verão e as férias. Para atender a essa demanda temos uma preocupação constante com a modernização dos equipamentos e a capacitação dos controladores”, explicou o coronel Xavier.

Para cobrir toda a Região Nordeste, o Cindacta conta com 12 radares e 400 profissionais entre militares e civis. Em todo o País são 120 radares e mais três Cindactas sediados em Curitiba, Manaus e no Distrito Federal.

O acompanhamento do tráfego aéreo se dá em três etapas. Da decolagem até cinco quilômetros dos aeroportos o trabalho é feito pelas torres de controle. A partir dos cinco quilômetros até 100 quilômetros dos aeroportos a tarefa é dos controles de aproximação. As aeronaves em rota, ou seja, numa distância acima dos cem quilômetros da origem ou destino, ficam a cargo dos controladores dos centros de controle de área.

Dessa forma, um avião que sai do Rio de Janeiro com destino ao Recife, decola sob orientação da torre de controle, logo em seguida passa para o controle de aproximação e a maior parte do tempo fica sendo acompanhado pelo centro de controle de área.

“Temos a tecnologia a nosso favor. É humanamente impossível acompanhar todos os voos ao mesmo tempo, até para um batalhão de controladores. Hoje, trabalhamos com programas de computador que fazem esse seguimento das aeronaves e os controladores fazem o gerenciamento do sistema”, explicou o coronel Xavier.

Fonte: / NOTIMP









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented