Apresentação da Esquadrilha da Fumaça impressiona baianos
Diversas pessoas acompanharam o show aéreo na tarde deste sábado. Apresentação ocorreu no Farol da Barra, na orla de Salvador .
A apresentação da Esquadrilha da Fumaça na tarde deste sábado (29) encantou e emocionou as milhares de pessoas que a assistiram no Farol da Barra. Foram sete aviões da Esquadrilha, que fizeram um belo espetáculo de acrobacias aéreas durante 45 minutos.
“É a primeira vez que estou vendo e é muito lindo. Parece até que é de brinquedo”, encanta-se Mara Argolo, estudante.
“Tô achando bonito”, avalia Rafael Oliveira, de cinco anos.
As aeronaves aterrissaram na base aérea de Salvador no fim da manhã. De volta aos céus, a Esquadrilha da Fumaça sobrevoou a orla da capital baiana até o Farol da Barra.
O público conferiu gratuitamente a cerca de 50 acrobacias feitas pelos pilotos a bordo das aeronaves da Força Aérea Brasileira. “Para ver esse espetáculo no céu tem que ficar em pé, para poder aplaudir”, recomenda Dona Gildete Cerqueira, aposentada.
Já Concileide Bonfim diz que está disposta a sacrifícios para apreciar o show aéreo. “Tem que levantar o pescoço, tomar sol no rosto, mas isso tudo compensa, que é a beleza, o espetáculo”, pontua Concileide, empregada doméstica.
A Esquadrilha da Fumaça conta atualmente com 11 pilotos. A aeronave utilizada foi uma T–27 Tucano. Produzida no Brasil, a aeronave é um exemplo do potencial tecnológico no país. O grupo foi criado em 1952 e é responsável pela divulgação da FAB.
A Esquadrilha faz cerca de 100 demonstrações ao ano, segundo informações da Força Aérea Brasileira. A Esquadrilha da Fumaça está lotada na Academia da Força Aérea (AFA) em Pirassununga, São Paulo.
Fonte: / NOTIMP
---
Apresentação da Esquadrilha da Fumaça leva multidão ao Farol da Barra
Sete aviões da Esquadrilha da Fumaça, grupo especial de acrobacias da Aeronáutica Brasileira, cruzaram o céu no Farol da Barra na tarde deste sábado (29). Mais uma vez o pilotos impressionaram os baianos que foram conferir de perto a apresentação de suas manobras.
Muitas famílias, jovens, crianças e fãs da aviação aproveitaram o dia de sol para assistir à exibição. Antes da apresentação da Esquadrilha, o helicóptero Esquilo, do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer), fez exibições para o público com movimentos laterais e mergulhos que arrancaram suspiros da plateia.
Depois do Esquilo, foi a vez da apresentação do avião de patrulha P3-Órion, mais moderno do mundo, que vai ser responsável pelo patrulhamento do pré-sal. A aeronave, de grande porte, passou num voo rasante sobre o Farol da Barra.
A apresentação da Esquadrilha da Fumaça começou com uma homenagem ao aniversário da Força Aérea Brasileira (FAB). Os pilotos escreveram no céu com fumaça a frase "FAB 70 anos". O espetáculo durou cerca de 40 minutos e, em um dos momentos mais emocionantes, um dos pilotos falou ao vivo com o público.
A voz transmitida de dentro do avião foi reproduzida pelo sistema de som montado no Farol. "Essa manobra é para vocês que vieram nos assistir. Queria dizer que é um prazer pilotar aqui em Salvador", disse o piloto, antes que seis das sete aeronaves formassem um coração no céu. As informações são da Agecom.
Fonte: Correio 24 horas / NOTIMP