|

Aeroportos investem em tecnologia para melhorar a EXPERIÊNCIA do passageiro

De acordo com a Airport IT Trends Survey 2011, os aeroportos estão investindo mais em TI, com o objetivo de atender às crescentes expectativas de passageiros pelo autoatendimento e uma experiência livre de problemas. O investimento em TI como um percentual de receita subiu para 4,4% em 2010 e 81% dos aeroportos esperam que os orçamentos de TI permaneçam os mesmos ou aumentem em 2012. Os principais investimentos para aeroportos, nos próximos três anos, são atualizações na infraestrutura de TI e serviços móveis.

A 8a Airport IT Trends Survey, que tem o apoio do Conselho Internacional de Aeroportos (ACI) e da Airline Business, acompanha as tendências de tecnologia nos aeroportos. A pesquisa é baseada nas respostas de quase 100 operadores que representam a visão de 198 aeroportos, que respondem por 43% do tráfego global de passageiros.

A pesquisa descobriu que “melhorar o atendimento ao cliente” é o principal motivo dos investimentos de novas tecnologias nos aeroportos, com 63% dos entrevistados que consideram esta como sua mais alta prioridade; 53% têm como alta prioridade também reforçar e melhorar a segurança do aeroporto, com maior investimento em tecnologia como identificação biométrica que já está sendo implementada no controle de fronteira por 28% dos entrevistados. A redução de custos ficou em um dos últimos lugares esse ano, mas 46% a consideram como prioridade para a maioria dos aeroportos. No geral, quase seis entre dez aeroportos estão planejando grandes investimentos para atualizar a infraestrutura de TI de apoio ao passageiro e soluções para a força de trabalho.

Os gastos com TI em 2010 subiram para 4,4% da receita, em comparação com 3,6% em 2009. Aeroportos da Ásia, Oriente Médio e África estão à frente no caminho, refletindo o nível de investimento em infraestrutura nessas regiões. Os aeroportos da Europa são mais cautelosos com futuros investimentos. A maioria mantém estáticos seus gastos com TI. As perspectivas globais para 2012 são positivas, com 81% dos aeroportos esperando verbas iguais ou maiores.

Ilya Gutlin, vice-presidente de soluções para aeroportos da SITA, diz: “A pesquisa mostra que os aeroportos estão colocando os passageiros em primeiro lugar, quando se trata de investimento em TI. Eles estão particularmente focados em serviços móveis para facilitar a viagem dos passageiros, fornecendo atualizações sobre os portões de embarque; informações sobre voos e atrasos e outras informações relevantes. A experiência dos passageiros está cada vez melhor, devido à ampla disponibilidade de autoatendimento de check-in e despacho de bagagens; crescimento dos portões de embarque automático, pontos de verificação e avanços na gestão do fluxo de passageiros. Tudo isso contribui para a visão de aeroporto inteligente da SITA que visa reduzir filas e acabar com os problemas na experiência do passageiro.”

Continua a crescer o número de passageiros no autoatendimento. Apesar dos altos índices de aprovação, 53% dos aeroportos estão planejando aumentar a quantidade de quiosques de check-in. O plano de 25% dos entrevistados é a introdução de quiosques para novos serviços, incluindo impressão de etiqueta de bagagem, transferências de voo e verificação automática de documentos, como passaportes. Até 2014, cerca de 38% dos entrevistados terão introduzido os portões de embarque automático e 42% terão portões eletrônicos de pontos de verificação (9% têm hoje), o que ajudará a reduzir o tempo nas filas e acelerar o processamento. E 51% terão introduzido locais de uso comum para despacho de bagagem até 2014.

A pesquisa destaca o crescimento contínuo dos canais de mídia social utilizados para o aeroporto se comunicar com passageiros e comunidades públicas, principalmente para lidar com reclamações, dar informações sobre o voo e as atualizações de emergência. Quase metade dos entrevistados já utiliza serviços de telefonia móvel para fornecer informações sobre o voo e atualizações operacionais e mais de 80% afirmaram que vão passar a utilizar até 2014.

A tecnologia móvel está tendo um grande impacto na melhoria da eficiência operacional nos aeroportos, com 84% dos aeroportos investindo em serviços móveis para a equipe. O uso inclui o fornecimento de dispositivos sem fio e dispositivos portáteis para a gestão de bagagens (31% implementaram e 22% planejam); atualizações remotas para aeronaves e informações sobre o portão (26% implementadas e 33% de planejam), bem como rampa, expedição de ônibus e assistência aos passageiros especiais.

Outra solução de TI identificada pelos aeroportos para melhorar a eficiência operacional é o monitoramento de fluxo de passageiros. Os dados permitem que os aeroportos identifiquem os gargalos e as filas para que, assim, possam tomar medidas e reduzir os congestionamentos e os tempos de espera, colaborando para uma melhor experiência do passageiro. Cerca de 22% dos entrevistados monitoram o progresso dos passageiros em todo o aeroporto, mas 49% têm planos de fazê-lo até 2014. Os aeroportos utilizam predominantemente o bilhete de embarque com código de barras 2D para monitorar o fluxo de passageiros (69%), mas outras tecnologias também estão sendo consideradas para uso futuro com planejamento de 59% para usar o Bluetooth, Wi-Fi (56%) ou análise de vídeo (41%).

Investimentos em virtualização e computação em nuvem estão ganhando ritmo. Nove em cada dez aeroportos já implementaram ou estão planejando implementar infraestrutura como um serviço até 2014. A principal razão para a escolha de virtualização/computação em nuvem é economizar custos (60%), seguido de maior eficiência (48%) e implementação mais rápida de novos aplicativos (44%).

Sobre a SITA:

A SITA é líder mundial em comunicação e soluções de TI para transporte aéreo. A empresa entrega e gerencia soluções de negócios para companhia aérea, aeroporto, GDS, governo e outros clientes, constituindo a espinha dorsal da indústria para comunicação do transporte aéreo.

O portfólio da SITA inclui gestão da comunicação global, infraestrutura e serviços de terceirização, bem como os serviços de gestão e as operações de linha aérea comercial de passageiros, operação de vôo, operação de aeronaves e comunicação aeronave com a equipe de terra, gestão dos aeroportos e as operações, operação de bagagem, a segurança do transporte e da gestão das fronteiras, operação de carga e muito mais.

Com uma equipe de atendimento ao cliente de mais de 2.000 funcionários em todo o mundo, a SITA investe significativamente na busca pelo melhor em atendimento ao cliente, fornecendo suporte local e global integrado, tanto para os serviços de comunicação quanto para serviços de TI.

A SITA tem duas subsidiárias principais: OnAir, que é a maior provedora de conectividade em vôo,e CHAMP Cargosystems, única companhia de TI dedicada exclusivamente à carga aérea. A companhia também opera duas joint ventures que prestam serviço à comunidade de transporte aéreo: Aviareto para a gestão de ativos da aeronave e CertiPath para gerenciamento segura da identidade eletrônica.

A SITA é uma das maiores empresas do mundo. Seu alcance global é baseado na presença local, com serviços para cerca de 500 membros da indústria de transportes aéreos e 3.200 clientes em mais de 200 países e territórios. . Criada em 1949, com 11 companhias aéreas, a SITA hoje emprega pessoas de mais de 140 nacionalidades, falando 70 línguas diferentes. A SITA teve receita consolidada de mais de US$1.46 bilhão em 2010.


Fonte:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented