|

Seminário debate asas rotativas em Itajubá, MG




ABDI, Unifei e Helibras realizam evento para debater estratégias para o segmento de Defesa no Brasil .

Brasília, 30/9/2011 – Será realizado nesta semana, entre os dias 5 e 7 de outubro de 2011, na cidade mineira de Itajubá, o seminário O Desenvolvimento do Setor Aeronáutico de Asas Rotativas no Brasil. O evento é uma realização da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), da Helibras e da Universidade Federal de Itajubá (Unifei).


Durante os três dias do evento, os participantes – representantes de instituições acadêmicas de estudo e pesquisa, empresas da cadeia produtiva do setor aeronáutico e instituições governamentais - irão debater de forma aprofundada o segmento aeronáutico de asas rotativas no Brasil e no mundo; as oportunidades, desafios e ambiente de negócios; questões de certificação e inovações estratégicas. Além disso, o evento proporcionará a discussão da proposta de criação do Centro Tecnológico de Helicópteros, junto à Unifei, em Itajubá.


“A ação Complexo Industrial de Defesa, desenvolvida pela ABDI, é de grande importância para o segmento da Defesa no país. A partir do momento em que a Agência se propõe a promover uma reflexão sobre a situação atual, o ambiente de negócios, os desafios e as perspectivas para o setor aeronáutico de asas rotativas, está fortalecendo e incentivando cada vez mais a cadeia de produção e as inovações do setor“, explica Mauro Borges Lemos, presidente da ABDI, que estará presente no evento.


A discussão sobre o desenvolvimento do setor de asas rotativas acontece no momento em que a Helibras inicia a transferência de tecnologia e homologa fabricantes brasileiros para a produção de um helicóptero militar de grande porte em Itajubá. “Isso significa que toda a cadeia produtiva precisa também se desenvolver e conhecer este segmento, para que possamos projetar e desenvolver no futuro, um helicóptero brasileiro”, afirma Eduardo Marson Ferreira, presidente da Helibras.


Para o reitor da Unifei, professor Renato Nunes, anfitrião do seminário, a realização deste importante evento em Itajubá é simultaneamente sintomático e muito significativo. “Sintomático porque reconhece a cidade como um importante polo aeronáutico nacional, no segmento de asas rotativas, e significativo porque entre outros relevantes aspectos permitirá abordar a questão relativa ao domínio de todo o processo científico-tecnológico-produtivo que resultará na futura existência do verdadeiro helicóptero brasileiro, e onde a Universidade Federal de Itajubá se propõe a desempenhar a função de centro de conhecimento indispensável a esse mesmo processo”.


Como parte das atividades do evento, os participantes poderão visitar as instalações da Helibras e do Parque Tecnológico, em desenvolvimento pela Unifei. A Helibras é a única fabricante brasileira de helicópteros, além de ser responsável pela produção, pela venda e pós-venda no Brasil de aeronaves do Grupo Eurocopter, maior fornecedor mundial do setor, controlado pela European Aeronautic Defence and Space Company (EADS).


PROGRAMAÇÃO

05/10/2011

16h às 18h - Visita à Helibras e ao Parque Tecnológico de Itajubá

18h às 20h - Coquetel de boas vindas


06/10/2011

8h às 8h30 - Credenciamento

8h30 às 9h30 – Abertura

- Mauro Borges Lemos, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI)

- Renato de Aquino Faria Nunes, reitor da Universidade Federal de Itajubá (Unifei)

- Eduardo Marson Ferreira, presidente da Helibras

- Carlos Eduardo Macedo, coordenador-Geral da Secretaria do Desenvolvimento da Produção (SDP), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC)

- Brigadeiro do Ar José Euclides da Silva Gonçalves, diretor do Departamento de Catalogação, da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD), do Ministério da Defesa (MD)

- Jorge Renó Mouallem, prefeito da cidade de Itajubá

- Representante do Governo do Estado de Minas Gerais

9h30 às 10h - Apresentação do Complexo Aeronáutico do Estado de Minas Gerais e do Centro Tecnológico de Helicópteros (CTH)

10h às 10h30 – Coffee break

10h30 às 12h30 – Painel I: Segmento Aeronáutico de Asas Rotativas no Brasil – Oportunidades, desafios e ambiente de negócios

Moderador: Claudio Agostini, correspondente da Revista Rotor&Wing no Brasil

Painelistas:

- Eduardo Marson Ferreira, presidente da Helibras, Líder Aviação

- Ten Cel PM Lazaro Raimundo Oliveira Monteiro, vice-presidente do Conselho Nacional da Aviação de Segurança Pública (CAvSeg)

- Gen Bda Eduardo Diniz, comandante, do Comando de Aviação do Exército (CAVEX)

12h30 às 13h – Debate

13h às 15h - Almoço

15h às 17h - Painel II - Áreas tecnológicas e futuras inovações estratégicas para o segmento de asas rotativas

Moderador: Renato de Aquino Faria Nunes, reitor da Universidade Federal de Itajubá (Unifei)

Painelistas:

- Marco Aurélio Ramos Balboa, consultor Senior do Centro de Competência Técnica em Aviação da Petrobras

- Donizeti de Andrade, diretor-presidente da Brascopter - Inbra Aerospace

- Blanche Demaret, diretora - Aeronaves de Asas Rotativas do Laboratório Aeroespacial Francês (Onera)

17h às 17h30 - Coffee break

17h30 às 18h - Debate

18h - Encerramento das atividades do dia


07/10/2011

9h às 10h - Painel III: Questões atuais e futuras sobre a certificação do Segmento Aeronáutico de Asas Rotativas no Brasil e no Mundo

Moderador: Eng. Walter Filho, diretor do Centro de Engenharia da Helibras

Painelistas:

- Ten Cel Eng André Luiz Chiossi Forni, chefe da Divisão de Certificação de Produto Aeroespacial (CPA), do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI)

- Claudio Passos Simão, diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)

10h às 10h30 - Coffee break

10h30 às 11h30 - Continuação do Painel III

11h30 às 12h - Debate

12h às 12h30 - Encerramento do evento

12h30 - Brunch de encerramento

Serviço

Seminário O Desenvolvimento do Setor Aeronáutico de Asas Rotativas no Brasil

Local: Itajubá, MG

Data: 5 a 7 de outubro de 2011

Inscrições e outras informações no site: http://asasrotativas.abdi.com.br


Sobre a Helibras


A Helibras é a única fabricante brasileira de helicópteros. A empresa é associada ao Grupo Eurocopter, maior fornecedor mundial do setor, controlado pela EADS - European Aeronautic Defence and Space Company. Com participação superior a 50% na frota brasileira de helicópteros a turbina, a Helibras está em atividade no Brasil desde 1978 e mantém instalações em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Sua fábrica, que emprega mais de 560 profissionais e tem capacidade de produção de 36 aeronaves por ano, está localizada na cidade de Itajubá (MG), onde são produzidos diversos modelos que atendem aos segmentos civil, governamental e militar. Desde sua fundação, a Helibras já entregou mais de 550 helicópteros no Brasil, sendo 70% do modelo Esquilo. Em 2010, a empresa teve um faturamento de R$ 395 milhões. Mais informações: www.helibras.com.br


Sobre a Eurocopter e a EADS

Fundado em 1992, o grupo franco-alemão-espanhol Eurocopter é uma divisão do Grupo EADS e emprega aproximadamente 17.500 pessoas. Em 2010, a Eurocopter confirmou sua posição de líder como fabricante mundial de helicópteros no mercado civil e governamental com um volume de negócios de 4,8 bilhões de euros, encomendas de 346 novos helicópteros e uma quota de mercado de 49% nos setores civil e governamental. No geral, os helicópteros do Grupo são responsáveis por 33% da frota total mundial civil e governamental. A forte presença da Eurocopter no mundo inteiro é garantida por suas 30 filiais e participações nos cinco continentes, juntamente com uma densa rede de distribuidores, agentes certificados e centros de manutenção. Há atualmente 11.200 helicópteros Eurocopter em serviço e 2.900 clientes em 147 países. A Eurocopter oferece a maior gama de helicópteros civis e militares no mundo.

O Grupo EADS é líder mundial nos segmentos aeroespacial, de defesa e serviços relacionados. Em 2010, faturou € 45,8 bilhões e empregou cerca de 121 mil pessoas. Além da Eurocopter, o Grupo inclui a Airbus, a Airbus Military, a Astrium e a Cassidian. No Brasil, além da Helibras, a EADS está presente através da EADS Brasil, da EADS Secure Networks Brasil, da Spot Image Brasil, do escritório de representação da Airbus Military e da Equatorial Sistemas, da qual a Astrium é acionista.

Fonte:








Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented