Revista UFO: Rocha “diferente” em cratera marciana é detectada pelo Opportunity
"Ela é diferente de qualquer rocha jamais vista em Marte", disse Steve Squyres, cientista-chefe do robô Opportunity. "Ela tem uma composição semelhante a algumas rochas vulcânicas, mas há muito mais zinco e bromo do que temos visto normalmente. Estamos tendo a confirmação de que chegar até a Endeavour realmente nos daria o equivalente a um segundo local de pouso para o Opportunity", completou.
Há cerca de três semanas, o robô marciano chegou na borda de uma cratera de 22 km de largura, chamada Endeavour. Esta já foi quase totalmente intemperizada, restando apenas cristas descontínuas em sua borda. A primeira pedra examinada tem o tamanho de um banco de jardim, com uma superfície achatada. Ela foi batizada de Tisdale 2.
Argilas favoráveis à vida
Os pesquisadores usaram um instrumento no braço robótico do robô para identificar os elementos em vários pontos na rocha. Eles também examinaram-na usando imagens microscópicas e vários filtros da câmera panorâmica. A diversidade de fragmentos na Tisdale 2 pode ser um indicador de outros minerais ainda não conhecidos, e que poderão ser encontrados na cratera.
Observações feitas por sondas em órbita de Marte sugerem que as rochas expostas nas bordas da cratera Endeavour datam do início da história marciana e incluem minerais de argila que se formam em condições úmidas pouco ácidas, possivelmente mais favoráveis para a vida...
Leia matéria completa no Portal da Ufologia Brasileira, link: http://www.ufo.com.br/
Fonte: