Revista UFO: Planeta anão 'Branca de Neve' possui gelo e metano
Astrônomos do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) descobriram que o corpo celeste 2007 OR10 - apelidado de Branca de Neve - é um mundo gelado, com cerca de metade da superfície coberta de gelo de água. Água que, num passado distante, teria sido ejetada por vulcões. As novas descobertas também sugerem que o planeta anão avermelhado pode ser coberto por uma fina camada de metano, os restos de uma atmosfera que está lentamente sendo perdida para o espaço.
Descoberto em 2007 por Meg Schwamb, 2007 OR10 orbita o Sol na borda do Sistema Solar e tem aproximadamente metade do tamanho de Plutão, o que o torna o quinto maior planeta anão conhecido. Na época, os cientistas estimaram incorretamente que o mini orbe seria um corpo de gelo que teria se quebrado de outro corpo, chamado Haumea. Por isso que ele foi apelidado de Branca de Neve, por essa presumida cor branca.
Observações subseqüentes, contudo, revelaram que o Branca de Neve é de fato um dos mais vermelhos objetos no Sistema Solar. Alguns outros planetas anões na borda do Sistema Solar também são vermelhos. Estes, distantes, são parte de um grupo maior de corpos gelados chamados Objetos do Cinturão de Kuiper [Kuiper Belt Objects, KBO].
Agora, Adam Burgasser e seu colega Wesley Fraser utilizaram um novo instrumento de observação no infravermelho, instalado em um telescópio no Chile, para dar uma olhada melhor no 2007 OR10. Como esperado, o Branca de Neve teria sido melhor apelidado de Chapeuzinho Vermelho.
Gelo vermelho
Mas para surpresa dos astrônomos, o espectro do planeta anão revelou que sua superfície está coberta por gelo de água. "Isso foi um grande choque", disse Mike Brown, coordenador da equipe. "Gelo de água não é vermelho". Ainda que o gelo seja comum no Sistema Solar exterior, ele é quase sempre branco...
Leia matéria completa no Portal da Ufologia Brasileira, link: http://www.ufo.com.br/
Fonte: