PR: Relatório sobre queda de avião sai em trinta dias
Luiz de Carvalho .
A equipe do Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa V) iniciou ontem a desmontagem do bimotor que caiu na manhã de terça-feira em uma fazenda próxima a Ângulo (a quarenta quilômetros de Maringá), matando o piloto e os dois passageiros.
O motor será levado hoje para uma oficina no Estado de São Paulo para uma análise minuciosa por especialistas. Ainda hoje também todas as partes da aeronave serão retiradas do local da queda.
Os técnicos chegaram ao local do acidente na terça-feira à tarde e permaneceram até por volta das 16 horas de ontem coletando informações que comporão o relatório que o Seripa encaminhará para o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) da Força Aérea Brasileira.
De acordo com o major Carlos Queiroz, que coordena o grupo de investigação, o trabalho atual é chamado de Ação Inicial, mas para compor o relatório haverá a participação de profissionais de outras áreas, como médicos e psicólogos.
"A investigação começa pelos aspectos humano e material. Dentro do fator humano tem os aspectos operacional, psicológico e médico e dentro de cada um desses há outros pontos a serem observados".
O fator material investiga as condições do avião, aeronavegabilidade, habilitação técnica, manutenção, informações meteorológicas, até a capacidade física do piloto.
Segundo Queiroz, como a queda do bimotor Breechcraft Baron G-58 resultou na morte de todos os ocupantes, a investigação exigirá a participação de profissionais de várias áreas.
Ele, que iniciou o serviço, é piloto e especialista em aeronaves, junto está também o sargento Max Azevedo, especialista em manutenção, mas já fazem parte da comissão uma psicóloga e uma médica especializadas nesse tipo de investigação.
"Se houver alguma dúvida, será acionado alguém para se encarregar pelo fator material, que vai analisar projetos do avião e outros aspectos que são básicos", explicou.
Pela expectativa de Queiroz, a fase chamada Ação Inicial deverá ser concluída dentro de um mês e vai gerar um relatório para o Seripa. Depois será feito outro relatório preliminar que o Seripa encaminhará para o Cenipa.
O fato de o avião ter permanecido praticamente inteiro após o acidente pode ser um fator positivo para a investigação, "mas não temos como garantir que isso vai ajudar a descobrir as causas", acrescentou o oficial aviador. O relatório final será divulgado no endereço www.cenipa.aer.mil.br, no ícone "investigação".
Novo
200 era a quantidade de horas voadas pelo bimotor que caiu na terça-feira em Ângulo
Fonte: O Diário.com / NOTIMP