Operação em regiões de fronteira apreende 2 t de maconha em oito dias
Operação Ágata 2 desenvolveu-se nos estados do PR, SC, RG e MS. 650 kg de explosivos e 510 kg de agrotóxicos também foram apreendidos .
Duas toneladas de maconha e 650 kg de explosivos foram apreendidos durante os oito dias da Operação Ágata 2, que ocorreu na região da fronteira Sul e Centro-Oeste do Brasil, que abrange os estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. De 12 a 20 de setembro militares da Forças Armadas e de órgãos públicos, dirigidos pelo Ministério da Defesa, realizaram mais de 5.300 inspeções, vistorias e revistas, em instalações, aeronaves, embarcações e transeuntes.
Além disso, foram realizadas aproximadamente 100 patrulhas aéreas, terrestres e navais. Oito armas de fogo e 510 kg de agrotóxicos contrabandeados também foram apreendidas.
As comunidades carentes das regiões onde a Operação Ágata 2 desenvolveu-se foram atendidas por equipes de saúde do Exército, Marinha e Aeronáutica. Foram feitos 1.672 procedimentos.
O objetivo da operação estabelecida pelo Governo Federal era de fortalecer a prevenção, controle, fiscalização e repressão dos delitos transfronteiriços e dos crimes praticados na faixa de fronteira. A atuação integrada dos órgãos de segurança pública (OSP), das Forças Armadas (FA) e com os países vizinhos também foi foco da Operação Ágata 2.
Cerca de sete mil militares participaram da ação e mil deles atuaram em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná.
Fonte: / NOTIMP