Ministro participa de encontro de dirigentes da Infraero
O presidente Gustavo do Vale abriu as atividades falando do papel da Infraero na coordenação de Autoridades Aeroportuárias. “Neste novo cenário, nossa responsabilidade aumenta. A empresa terá que acompanhar as decisões e os desafios”, afirmou. O ministro da SAC também abordou as novas atribuições da empresa e enfatizou que, neste momento de grande crescimento econômico em que há um aumento do número de passageiros, a Infraero tem a função de planejar e gerir de modo mais eficiente. “Precisamos investir muito nos aeroportos e atender adequadamente os usuários. Temos também que crescer e alcançar bons resultados. Para isso, iremos implantar melhores processos, agir com transparência. São eles que irão reconhecer e avaliar o nosso esforço”, disse Wagner Bittencourt. O ministro apontou o trabalho em equipe – característica tanto da Conaero quanto da Autoridade Aeroportuária – como alternativa para otimizar os serviços nos aeroportos. “Devemos atuar com engajamento, proatividade e atitude. Temos que consolidar uma união e trabalhar em parceria com os outros órgãos do setor. Assim será possível propor ações em conjunto e implementar melhorias de forma efetiva”, ressaltou.
Sobre a instituição da Conaero, o secretário executivo da SAC, Cleverson Aroeira da Silva, explicou que essa comissão será uma oportunidade para dividir responsabilidades nos aeroportos “Todos os componentes irão trabalhar em cooperação e em prol de um objetivo comum. Os Centros de Gerenciamento Aeroportuário (CGAs) já foram o primeiro passo”, afirmou. Para o secretário, o mais importante é que os integrantes da Conaero tenham metas conjuntas e objetivos para atacar os problemas e não para encontrar culpados para gargalos, por exemplo. Cleverson Aroeira também esclareceu as funções da Autoridade Aeroportuária. “Esse comitê colegiado irá coordenar e implementar a integração de ações, compartilhar informações e sistemas de interesse, otimizar o fluxo de pessoas e bens e a ocupação do espaço físico do aeroporto e garantir níveis adequados de segurança, qualidade e celeridade das atividades cotidianas nos aeroportos”, detalhou. Neste contexto, a Infraero tem a atribuição de coordenar e secretariar os trabalhos das Autoridades Aeroportuárias, prestando apoio administrativo e convocando todos os integrantes para reuniões.
Enade 2011
O evento, realizado em Brasília desde segunda-feira (5/9), reúne gerentes de programas do Plano de Investimentos, superintendentes da Sede e das regionais e suas equipes para tratar de ações necessárias para execução de investimentos da Infraero, especialmente em 2011 e 2012. O primeiro dia foi reservado às rodadas do Circuito de Investimentos, com discussão sobre a realização de investimentos. Com base nos trabalhos da segunda-feira, gerentes de programa da Sede apresentam na tarde deste último dia do evento as ações necessárias para alavancar a realização do Plano Plurianual de Investimentos 2011-2015. A apresentação define ainda os responsáveis pela execução das ações, o prazo para efetivação e qual será o impacto positivo na realização dos investimentos.
Fonte: