Infraero vai reduzir tolerância de atrasos em voos domésticos
Estatal aceitará demora de até 15 minutos; hoje empresas podem atrasar até meia hora .
A Infraero reduzirá pela metade a tolerância a atrasos nos voos domésticos -de 30 para 15 minutos. O dado sobre os voos fica em painéis nos aeroportos e no site da estatal. O primeiro reflexo será um aumento no índice de voos atrasados.
Hoje, um voo que pousa 20 minutos após o previsto não é listado como atrasado. Em breve, passará a ser. A padronização começa a valer quando vigorar uma nova resolução da Anac (Agência Nacional de aviação Civil) sobre pontualidade dos voos.
Uma proposta foi submetida a consulta pública na semana passada. Sugestões serão recebidas até o dia 14 de outubro. A Anac então publicará o texto final, que ainda pode mudar.
Na prática, a Infraero vai ajustar a sua definição de voos atrasados à da Anac.
A agência considera atrasados os voos domésticos que demoram mais de 15 minutos para sair ou aterrisar -é esse indicador que vale para eventuais sanções às empresas. Para a Infraero, é o dobro: 30 minutos.
A medida estimula as empresas a manter a pontualidade, segundo a Infraero. O atraso médio nos 2.600 voos diários no país é de 7,5%. A Infraero alterará seu cálculo de atrasos porque a Anac prevê que o índice da agência passará a ser exposto nos aeroportos. Se não mudasse, a estatal teria que por nos terminais a sua definição de atraso e a da Anac, o que confundiria os passageiros.
Em voos internacionais, nada muda. Para estes, o limite é de 30 minutos.
Fonte: / NOTIMP