Infraero: Novo sistema de gestão de estacionamento é implantado em Londrina
O investimento para a instalação do sistema no aeroporto foi de cerca de R$ 90 mil. Na Regional Sul, além de Londrina, já contam com o Gest os aeroportos de internacionais de Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Foz do Iguaçu e Navegantes (SC), e o Aeroporto de Joinville (SC). As obras de instalação do sistema no Aeroporto Internacional de Porto Alegre/Salgado Filho (RS) já tiveram início, com conclusão prevista até o final de 2011. Até 2012, a Infraero planeja instalar o Gest em 30 aeroportos da Rede.
O sistema Gest em Londrina terá os procedimentos de entrada inteiramente automatizados, com emissão de ticket, câmeras de registro fotográfico e abertura automática das cancelas. Na saída, operadores recebem o valor do estacionamento e se responsabilizam pela abertura da cancela. O sistema também pode operar de forma inteiramente automática, como ocorre no Aeroporto Internacional de Manaus/Eduardo Gomes (AM) ou em um sistema informatizado, com operadores responsáveis pelo controle do fluxo no estacionamento.
“O sistema, além de proporcionar um melhor controle sobre os processos do estacionamento de veículos, facilita a análise de cenários como projeção de demandas futuras, taxa de ocupação e horários de maior movimentação. O Gest dará mais agilidade às decisões relativas ao estacionamento do aeroporto”, afirmou o superintendente do Aeroporto de Londrina, Marcus Vinícius Pio.
Fonte: