Infraero estuda construção de novo terminal ao lado do aeroporto Governador José Richa, em Londrina
O presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Gustavo do Valle, esteve em Londrina nesta quarta-feira (14) para acompanhar as obras do Aeroporto Governador José Richa. Ele apontou que está em estudo a possibilidade da cidade abrigar um segundo terminal, que seria construído ao lado do já existente.
De acordo com Valle, a questão veio à tona após a discussão sobre o aumento do saguão do aeroporto, que refletiria em um aumento da capacidade de cerca de 30%, ou seja, o aeroporto de Londrina iria para 1,2 milhão de passageiros. "Nós já estamos chegando a um milhão. O que nós estamos revendo é se vale a pena fazer essa ampliação ou se não seria melhor partir para a construção do terminal dois", afirmou. O presidente da Infraero destacou que a expectativa é que nos póximos dois meses o fato já esteja definido no âmbito de planejamento.
Ele ainda apontou que existe tempo hábil para conduzir as demais reformas no terminal até o período da Copa do Mundo, em 2014. Valle disse que Londrina não deve ser apenas uma opção para o esporte, como um dos locais a receber uma seleção para em centros de treinamento, mas também com possibilidade de abrigar aeronaves que não conseguir estacionar em Curitiba.
Sobre o ILS, que garante pousos e decolagens em dias de más condições climáticas, o presidente da Infraero garantiu que o equipamento está no planejamento do órgão, assim como o ALS - conjunto de lâmpadas que ficam no direcionamento da pista. Todos os equipamentos estariam previstos para 2013.
Fonte: O DIÁRIO.COM / NOTIMP