Fabricante de item do Fokker deve pagar famílias em acidente da TAM
A empresa americana Northrop Grumman Corporation, fabricante do reverso do avião Fokker-100 da TAM, que caiu em 1996 em São Paulo, fracassou na tentativa de se livrar de uma decisão que determinou o pagamento de indenizações a familiares dos mortos no acidente, independentemente de acordos extrajudiciais.
A empresa tinha a intenção de levar a discussão ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas não conseguiu porque, de acordo com a Corte, faltaram comprovantes atestando o pagamento de custas do processo.
A Northrop ainda tenta convencer o STJ a analisar o caso, argumentando que a decisão anterior tem excesso de formalismo e que houve o pagamento dos valores.
No acidente com o Fokker-100 em 31 de outubro de 1999 morreram 99 pessoas – 90 passageiros, seis tripulantes e três pessoas em solo. A avião havia decolado do aeroporto de Congonhas e caiu 24 segundos depois no bairro de Jabaquara.
Segundo o STJ, a Northrop foi condenada a pagar R$ 2 milhões a cada família, mais dois terços do último salário de cada vítima até a data em que completariam 65 anos.Fonte: / NOTIMP