Comitê vai monitorar gestão de serviços aeroportuários
A gestão dos serviços aeroportuários do país vai contar com o monitoramento de quatro comitês criados na quarta-feira (14/09), no âmbito da Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero), instituída em agosto pela presidenta Dilma Rousseff.
Os comitês vão auxiliar os gestores a melhorar a dinâmica de trabalho, na área de integração de sistemas, de operações especiais, de indicadores e de desburocratização, visando ao melhor atendimento do público.
O trabalho desses grupos foi definido na primeira reunião da Conaero, ocorrida hoje sob a presidência do secretário de Aviação Civil, Wagner Bittencourt de Oliveira. Os comitês serão compostos por representantes do setor e do governo.
Segundo Wagner Bittencourt, a secretaria quer igualar o desempenho dos aeroportos brasileiros ao dos melhores aeroportos do mundo. Ele previu que até dezembro de 2013 todos os aeroportos das cidades que vão sediar jogos da Copa do Mundo, em 2014, vão estar com as obras de expansão concluídas.
Ele falou de melhorias que já começaram a ser implantadas no Aeroporto Internacional de Guarulhos(SP), na área de embarque e do despacho de bagagens, escolhido para ser o primeiro a receber as melhorias por ser o maior e mais movimentado do país.
Mas Guarulhos não deve manter essa posição no futuro. O secretário disse que o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), deve assumir a posição de maior do país porque "tem condições de crescer cinco vezes mais que o de Brasília ou o de Guarulhos".
Até o final deste mês, ou no principio de outubro, vão ter início as audiências públicas para discutir os editais de licitação de 51% dos serviços prestados atualmente pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). A publicação dos editais está prevista para dezembro deste ano.
Fonte: VPS Viracopos