Centros de Gerenciamento Aeroportuário de Porto Alegre e Curitiba entram em operação
Os Centros de Gerenciamento Aeroportuário (CGA) dos aeroportos internacionais de Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR) iniciaram as operações nesta sexta-feira (2/9). Resultado de diretrizes da Secretaria de Aviação Civil (SAC), os Centros são espaços montados com o objetivo de coordenar e monitorar em tempo real as operações de aeronaves, movimentação de passageiros e bagagens nos aeroportos, em sincronia com as empresas aéreas e órgãos públicos de fiscalização e controle que atuam nos aeroportos, como Polícia Federal, Receita Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Vigilância Agropecuária (Vigiagro).
Com Porto Alegre e Curitiba, o número de Centros instalados em aeroportos da Infraero passa para nove. Guarulhos (SP), Congonhas (SP), Brasília (DF), Galeão (RJ), Santos Dumont (RJ), Confins (MG) e Salvador já contam com a estrutura.
Os CGAs contam com uma infraestrutura que permite monitorar ao vivo as operações aeroportuárias de diversas áreas do aeroporto, como saguão, canais de inspeção e pátios de manobras 24 horas por dia. Em Porto Alegre, o Centro está instalado em uma sala de 45 m², contando com dois monitores conectados à Internet, oito televisores de 52 polegadas ligados às câmeras de vídeo do aeroporto e ao Sistema Informativo de Voos (SIV), e 12 cabines com computadores. Já em Curitiba, a estrutura do CGA é composta por dez televisores de 55 polegadas, cada um com um computador. Além disso, o espaço conta com outros 14 computadores e monitores LCD de 19 polegadas.
“A parceria entre a Infraero, órgãos públicos e empresas aéreas garantirá uma resposta gerencial eficiente e decisiva no dia a dia das operações, permitindo maior flexibilidade e velocidade ao lidar com emergências e imprevistos”, declarou Carlos Alberto da Silva Souza, superintendente da Regional Sul.
Fonte:
