Aeronaves particulares, táxi aéreo e instrução são os principais responsáveis pela movimentação do Aeroporto de Goiânia
Em um levantamento exclusivo, realizado pela ABAG (Associação Brasileira de Aviação Geral), o Aeroporto de Goiânia recebeu nada menos de 39 mil voos relacionados à aviação geral no ano passado, o que resultou em uma média de 800 voos por semana. A maioria dos movimentos feitos por aeronaves particulares, de instrução e táxi aéreo. Graças também à aviação geral, a cidade esteve conectada no ano de 2010 a 600 aeródromos espalhados por todo o país.Em função do destaque da aviação geral em Goiânia, a cidade vai sediar o 1° Fórum Regional de Aviação Geral, promovido pela ABAG, que também organiza anualmente a Labace (Latin American Business Aviation Conference and Exhibition), considerada a segunda maior feira de aviação executiva do mundo. A proposta do Fórum, nos dias 28 e 29 de outubro, é reunir exposição de aeronaves e ciclo de palestras. O evento já conta com o apoio do Governo do Estado de Goiás.
“Vimos que por causa da aviação geral, Goiânia está conectada a 600 localidades, enquanto a aviação comercial só liga pouco mais de 120 cidades em todo país, deixando os empreendedores sem alternativas para chegar a outros destinos”, disse Francisco Lyra, presidente da ABAG.
Goiânia é hoje o segundo pólo aeronáutico do país, com inúmeras empresas de aviação e um leque variado de serviços oferecidos. A cidade tem ainda reconhecido potencial na formação de recursos humanos nas diversas atividades aeronáuticas. A ABAG acredita que a cidade funciona como aglutinadora de interesses do Centro/Oeste, notadamente de Brasília, Cuiabá e Campo Grande e por isso quer introduzir o evento no calendário oficial anual da cidade.
Mais informações podem ser obtidas em www.abag.org.br
Fonte: ABAG