Terceira Força Aérea celebra 20 anos
A Terceira Força Aérea (III FAE) completou, nesta sexta-feira (5/08), 20 anos protegendo os céus do país. A data foi marcada por uma cerimônia militar em Brasília presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Juniti Saito.
Assista a vídeo
“A Terceira Força Aérea mostra nestes 20 anos a importância da Força Aérea Brasileira na defesa aérea e da proteção das fronteiras do país", disse o Comandante da III FAE, Brigadeiro do Ar Paulo Érico Santos de Oliveira.
Na ocasião, foram entregues o título de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira aos cidadãos que, por sua atividade ou interesse por assuntos a FAB, prestam ajuda às organizações do Comando da Aeronáutica, a menção destaque operacional para os tripulantes do Comando-Geral de Operações Aéreas e as medalhas militares de ouro e de prata como reconhecimento aos bons serviços prestados pelos militares com 20 e 10 anos de serviço.
Sobre a III FAE
A Terceira Força Aérea foi criada em cinco de agosto de 1991, pela necessidade do Comando da Aeronáutica de reunir as unidades aéreas da Aviação de Caça e de Reconhecimento sob um mesmo comando operacional. A III FAE abrange 13 unidades aéreas de combate. Na defesa do território brasileiro são empregados caças estratégicos e táticos, aeronaves de reconhecimento e de defesa aérea. As unidades da III FAE empregam as aeronaves A-1, F-5EM, R-95 Bandeirante, R-35 Learjet, A-29 Supertucano, F-2000 Mirage, R-99 e E-99.
Fonte: CECOMSAER