Superação física e psicológica: futuros oficiais participam de exercício de campanha
Os 176 futuros tenentes que realizam o Estágio de Adaptação de Oficiais Temporários (EAOT) e o Estágio de Instrução para Capelães (EIAC) no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) participaram do Exercício de Campanha, realizado de 1 a 5 de agosto, na cidade de Barbacena (MG).
A atividade faz parte da formação dos futuros oficiais e tem o objetivo de proporcionar aos participantes o preparo mínimo para a atuação em um ambiente hostil ou até em uma situação de conflito. Tradicionalmente realizado na área de acampamento da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), o Exercício teve início com uma macha noturna a pé de 9 km até a área destinada à atividade.
Durante os cinco dias, os militares permaneceram acampados no local e participaram de diversas oficinas, tais como montagem e desmontagem de acampamento; orientação no campo utilizando bússola e carta aeronáutica; procedimentos para obtenção de fogo, água e alimentos; camuflagem, ofidismo, minas e armadilhas; entre outras instruções.
O Diretor de Intendência da Aeronáutica, Major-Brigadeiro-Intendente Pedro Norival de Araujo, acompanhado do Comandante do CIAAR, Brigadeiro do Ar José Magno Resende de Araujo, compareceu ao local nesta terça-feira (2/08) para conhecer a estrutura do acampamento montado para os estagiários e as atividades que são realizadas no Exercício de Campanha.
Para o Tenente Estagiário da especialidade de Educação Física, Adriano Felix de Oliveira, participar do acampamento foi um grande aprendizado. “Ter que sentir frio, fome e cansaço e ainda continuar em atividade nos mostra como estamos longe de alcançar os nossos limites físicos e psicológicos. A maior lição que tive foi a de superação das dificuldades”, disse o estagiário.