|

Piracicaba: Número de voos na cidade aumenta 77%

Bruno Bianchim Martim .

Pousos e decolagens em Piracicaba passaram de 4.387 de janeiro a julho do ano passado para 7.768 este ano .

O termômetro da efervescência econômica que vive Piracicaba pode ser sentido no aumento do número de voos registrados no Aeroporto Estadual Comendador Pedro Morganti. Em um ano, o acréscimo é de 77%, se considerado os primeiros sete meses deste ano em relação ao igual período de 2009. A quantidade de pousos e decolagens na cidade passou de 4.387 de janeiro a julho do ano passado para 7.768 este ano, de acordo com informações do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp).

Em 2011, até julho, passaram pelo aeroporto de Piracicaba 7.182 passageiros – entre embarques e desembarques, índice 41% maior se comparado a igual período de 2010, quando foram 5.099.

Nos dois últimos meses, a variação média foi de 5%. Em junho, foram realizados 858 voos. No último mês, 907. Quase metade do total de voos (404) de julho é de aeronaves desportivas de aeroclubes e escolas de aviação da região de Piracicaba. Outra parte (390) corresponde aos pousos e decolagens de voos executivos. Em seguida, aparecem os voos de toque arremetida (105) – quando o avião toca a pista –, de experiência (4), de matrícula internacional (2) e militares (2). Não houve nenhum voo de taxi aéreo em julho.

Segundo o presidente do Aeroclube de Piracicaba, Fernando Pavan, com a chegada da coreana Hyundai e a presença de grandes empresas no município, o número de voos executivos, de empresários que vêm à cidade para fazer parcerias, cresceu acima do esperado.

“Isso ajuda a explicar o motivo pelo qual o aeroporto teve um crescimento tão alto. Além disso, somam-se os outros aeroclubes da região que passam por aqui”, ressalta. De acordo com ele, o número de alunos nos cursos para a formação de pilotos também aumentou – o que embasa os novos índices do aeroporto. “O nosso curso teórico para a formação está com 50 alunos. Como são duas turmas por ano, são cerca de 100 alunos”, conta. O atual número é o dobro do ano passado, quando 50 alunos foram formados durante todo o ano.

Treinamento para resgate teve início ontem

Ontem, a Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou o treinamento Sar 005 – Básico de Busca e Salvamento – para o resgate de vítimas, destinado a alunos, instrutores, pilotos, bombeiros, enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e policiais militares do helicóptero Águia em Piracicaba. O curso está sendo ministrado até sábado, no aeroclube.

As aulas são ministradas por uma equipe de militares especializados em coordenação de operações, pertencentes ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo do Comando da Aeronáutica, e aborda diferentes temas relacionados à prestação do serviço Sar, tendo como objetivo principal a capacitação de novos profissionais.

A autorização para o curso foi concedida pela FAB após o acidente com o bimotor sêneca que matou quatro pessoas na noite do dia 16 de maio, na serra de São Pedro. Esta é a primeira vez que um treinamento como este é realizado na cidade.

Fonte: A Tribuna / NOTIMP








Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented