Operação Ágata: Destacamento em São Gabriel da Cachoeira fornece apoio logístico
O Destacamento de Aeronáutica de São Gabriel da Cachoeira (DASG), localizado a aproximadamente mil quilômetros de Manaus (AM), participa da Operação Ágata I, iniciada na última sexta-feira (5/8),visando ao combate a ilícitos em fronteiras do país. O DASG tem por objetivo apoiar as unidades aéreas deslocadas para o município e, durante a Operação, conta com o maior número de aeronaves envolvidas em missões, além de fornecer apoio logístico, administrativo e de segurança.
A Comandante do DASG, Primeiro Tenente Fátima Vieira Cristino explica que o Destacamento trabalha, normalmente, com o Plano de Apoio à Amazônia (PAA), em conjunto com o Exército Brasileiro, na logística de suprimento aos pelotões especiais de fronteira. Os principais são: Yauretê, Querari, São Joaquim, Cucuí, Maturacá, Pari-cachoeira e Tunuí. “O acesso fluvial se torna difícil durante os períodos de cheia e vazante dos rios. Existem localidades em que só há acesso através do transporte aéreo fornecido pela FAB”, destacou. Além dessas atividades, o DASG, por meio do Sétimo Comando Aéreo Regional (COMAR VII), leva saúde aos ribeirinhos, com campanhas de vacinação e atendimentos médicos.
Durante a Operação Ágata I, além das atividades já realizadas, como explica o Comandante de Logística da Operação no município, Tenente Coronel Volney Antônio Osmari, cerca de 200 militares do efetivo da Aeronáutica trabalham nas áreas médica, logística, de inteligência e operacional. “Deslocamos o apoio de rancho da Base Aérea de Manaus e do Comando Aéreo Regional (COMAR VII), juntamente com todo o efetivo de apoio de pista, aeromédica e hospedagem”, explicou.
Operação Ágata
A Operação foi iniciada no dia 5 de agosto e ocorre na região dos municípios de Tabatinga e São Gabriel da Cachoeira, áreas de fronteira do Amazonas. Participam das ações três mil e quinhentos militares do Exército, Marinha e Aeronáutica. O objetivo é intensificar o combate ao tráfico de drogas, ao contrabando e descaminho de armas e munições, à extração de minerais e madeiras de forma ilegal, ao tráfico de animais silvestres e à biopirataria.
Fonte: Agência Força Aérea