Ministro da Secretaria de Aviação Civil participa de abertura do CGA de Congonhas
Coordenado pela SAC, o Centro de Gerenciamento Aeroportuário é formado por representantes da Infraero, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Polícia Federal, Receita Federal, Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), Vigilância Agropecuária e companhias aéreas. Além do Aeroporto de Congonhas, outros aeroportos da Rede Infraero – Guarulhos (SP), Galeão e Santos Dumont (RJ), Brasília (DF) e Confins (MG) – já possuem o CGA. Em setembro, será a vez de iniciar as operações do Centro em Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE) e Manaus (AM).
Em Congonhas, o Centro possui seis monitores de 55 polegadas que estão ligados a diversos sistemas: de câmeras de vigilância; informativo de voos; de informações de chegadas e partidas dos aeroportos da Rede Infraero; de controle das posições de estacionamento das aeronaves; além do sistema integrado do Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA), que mostra as condições operacionais de todos os aeroportos do País. A sala conta também com computadores para uso das equipes que atuam no local.
“A iniciativa da implantação do CGA é muito importante, já que auxilia no melhor atendimento aos passageiros, que é o interesse maior de todos os órgãos e empresas envolvidos na aviação civil”, ressaltou o ministro Bittencourt.
Além de conhecer o CGA, o ministro, acompanhado da superintendente de Congonhas, Eliana Akemi, conferiu também o novo acesso para a sala de embarque no primeiro piso do saguão central, inaugurado em 25/07. A nova entrada permite aos passageiros que embarcam nas posições remotas (sem o auxílio de pontes de embarque), nos portões 13 a 22, um acesso direto para essa sala. Esse novo acesso conta com quatro pórticos de inspeção, somando-se aos seis já existentes no primeiro andar, o que tem agilizado o atendimento dos passageiros, especialmente nos horários de pico.
Fonte: