Mar prejudica resgate de helicóptero em que 4 morreram no RJ
O resgate dos destroços do helicóptero que caiu na Bacia de Campos, no norte do Rio de Janeiro, foi prejudicado no final da tarde desta segunda-feira pelas condições do mar. Dois navios da Petrobras participaram da ação. As quatro pessoas que estavam a bordo da aeronave morreram. A operação tinha previsão para durar um dia, mas as ondas e o tempo chuvoso alteraram o planejamento. A assessoria de imprensa da Petrobras informou que, a princípio, não há prazo para concluir a operação de retirada do helicóptero.
Um técnico da Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) da Força Aérea Brasileira (FAB) acompanhou a operação. De acordo com a FAB, a perícia das peças do helicóptero é importante para as investigações. A Petrobras vai solicitar à FAB autorização para acompanhar esses trabalhos.
Duas das quatro vítimas do acidente foram enterradas na tarde desta segunda-feira. Ricardo Leal de Oliveira, funcionário da Engevix, foi sepultado no cemitério Nossa Senhora Aparecida, em Rio das Ostras, Região dos Lagos, enquanto o piloto Rommel Oliveira Garcia foi enterrado no cemitério São Judas Tadeu, em Botafogo, zona sul do Rio.
Os corpos das outras duas vítimas do acidente - o técnico de inspeção da empresa Brasitest João Carlos Pereira da Silva, de Campos dos Goytacazes, e o co-piloto Lauro Pinto Haytzann, da Sênior Táxi Aéreo, de São Paulo - já foram liberados do Instituto Médico Legal (IML) de Macaé e serão enterrados fora do Estado do Rio de Janeiro.
O acidente
O helicóptero a serviço da Petrobras pediu autorização para um pouso de emergência no aeroporto de Macaé. O Plano de Emergência da Bacia de Campos foi acionado assim que a torre de comando do aeroporto perdeu contato com a aeronave, na tarde da última sexta-feira.
A Petrobras recomendou que todas as aeronaves do mesmo modelo permaneçam no solo. No próximo sábado, haverá uma reunião entre representantes da companhia e representantes da empresa fabricante do helicóptero, que virão da Itália.
Fonte: / NOTIMP