ITA abre inscrições para o vestibular do próximo ano
Podem se inscrever brasileiros natos, com menos de 25 anos de idade, em 31 de dezembro do ano da matrícula para ingresso no Curso de Graduação em Engenharia do ITA. Os candidatos devem ter concluído ou estarem concluindo o Ensino Médio no ano de 2011.
Para efetuar a inscrição, é imprescindível o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) do candidato. Não será aceito o CPF do pai ou responsável. Caso o estudante não possua, o Cadastro de Pessoa Física poderá ser obtido em qualquer agência da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil (maiores detalhes podem ser encontrados em www.receita.fazenda.gov.br).
As provas serão aplicadas entre os dias 13 e 16 de dezembro, às 8h (horário de Brasília). Mas os candidatos deverão apresentar-se no local de realização das provas uma hora antes do seu início.
As provas serão compostas questões de múltipla escolha. Na de português serão 20 questões e uma redação, as provas de Matemática, Física e Química terão 20 questões de múltipla escolha e dez questões dissertativas. A de Inglês, 20 questões de múltipla escolha. Além dessa etapa, os candidatos deverão se submeter ao exame médico - obrigatório para todos os candidatos convocados e de caráter eliminatório.
As provas serão realizadas nas cidades de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora, Londrina, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Paulo e Vitória. O resultado será divulgado em 30 de dezembro. Os aprovados farão parte do Quadro de Oficiais Engenheiros da Ativa e da Reserva da Aeronáutica. A Aeronáutica concede aos alunos do ITA bolsa de estudo que compreende ensino e alimentação. Para os alunos comprovadamente carentes, a hospedagem poderá ser concedida com isenção de pagamento, mediante prestação de serviço voluntário, de caráter acadêmico ou social.
O curso de graduação em engenharia no ITA tem duração de cinco anos, dos quais os dois primeiros anos constituem o curso fundamental - comum a todos os alunos - e os três últimos correspondem aos cursos profissionais, específicos para cada especialidade de engenharia, segundo o edital ITA. As especialidades oferecidas são: aeroespacial, aeronáutica, civil-aeronáutica, computação, eletrônica e mecânica-aeronáutica.
Engenharia Aeronáutica é a mais procurada
No vestibular 2011, o ITA registrou um número recorde de participantes. Estavam inscritos 7.627 candidatos, 17% a mais do que em 2009. Em média, 63 candidatos concorrem a cada uma das vagas. Em 2009, essa relação era de 54,2. O índice de abstenção geral do processo em 2010 foi de 35,8%.
A graduação mais procurada foi engenharia aeronáutica, com 2.198 candidatos. Em seguida aparece engenharia da computação, com 1.030 inscritos. Do número total de inscritos, 3.091 optaram pela carreira militar e 3.842 pela carreira civil. Foram recebidas, ainda, 693 inscrições de candidatos treineiros. O número de mulheres participantes naquela seleção foi 1.771.
Treineiro
Para quem falta um tempo para concluir o ensino médio é possível, o vestibular do ITA pode ser feito a título de teste. O treineiro é o candidato inscrito que ainda não concluiu o ensino médio e deseja participar do concurso de admissão ao ITA para avaliar seus conhecimentos. A participação, nesse caso, tem a finalidade exclusiva de treinamento e o candidato não poderá, em hipótese alguma, utilizar a pontuação obtida neste concurso de admissão para pleitear o ingresso ao ITA. O treineiro será submetido às mesmas instruções dos demais candidatos ressalvadas, exceto a possibilidade de matrícula.
Fonte: Tribuna do Norte / NOTIMP