|

Forças Armadas levam atendimento médico a comunidades amazônicas

A Força Aérea Brasileira (FAB), em conjunto a Marinha do Brasil (MB) e do Exército Brasileiro (EB), realiza de 17 a 19 de agosto, Ação Cívico-Social (ACISO) no município de Santo Antônio do Içá, localizado a 1.200 quilômetros de Manaus, no Amazonas. O objetivo é levar atendimento médico e odontológico à comunidade. Para realizar esta ACISO uma aeronave C-98 Caravan da FAB foi empregada no transporte dos médicos, além do navio de assistência hospitalar Doutor Montenegro, da Marinha, usado para transporte e como parte da infraestrutura de atendimento.

A ACISO conta com o apoio de cinco clínicos gerais, dois pediatras, um ginecologista, seis dentistas, dois farmacêuticos e cinco auxiliares de enfermagem das três Forças Armadas. A média de atendimentos médicos é de 60 a 70 pacientes por dia. Já na área odontológica, as consultas chegam a 30 por dia. Esta ação conta, ainda, com um estoque de medicamentos como antibióticos, analgésicos, antiinflamatórios, antiparasitários, pomadas de uso dermatológico, anestésicos de uso odontológico e flúor.

Segundo o Chefe de Estado Maior do Sétimo Comando Aéreo Regional, coronel aviador Carlos José Rodrigues de Alencastro, o principal ganho na ACISO é a presença do Estado, levando assistência médica e odontológica aos locais em que os militares estão cumprindo missões, aproveitando a infraestrutura da Operação. “O planejamento foi feito em conjunto com a Marinha e o Exército. É um trabalho conjunto das três Forças”, afirmou.

Segundo o coronel de infantaria do EB Guilherme Nascimento, coordenador da célula logística da operação, o planejamento conjunto entre as Forças Armadas para a ACISO envolve, inicialmente, o levantamento das carências médico-hospitalares da comunidade, a infraestrutura existente para realização dos atendimentos e as possibilidades de apoio das autoridades locais. “Depois dessa etapa é possível analisar as especialidades médicas e equipes de apoio necessárias para dar suporte à ação, bem como definir o material de saúde e os medicamentos a serem transportados com o apoio da FAB e da Marinha do Brasil”, afirmou.

Receptividade

A ACISO é divulgada com antecedência para a prefeitura do município, que prepara as unidades de saúde e, caso seja necessário, leva pacientes com necessidades específicas de tratamento para serem atendidos pelos médicos das Forças Armadas. O primeiro tenente médico Waldyr Moisés de Oliveira Júnior, chefe do Serviço de Saúde da Aeronáutica, destaca a receptividade dos comunitários durante ações cívico-sociais: “Sempre somos muito bem recebidos pelas comunidades locais. Quando eles sabem que a equipe médica vai estar no local, eles comparecem em massa devido à confiança da população nos médicos da equipe”, ressalta.

O coronel Alencastro completa: "Muitas vezes eles só têm esse tipo de apoio. Há aldeias em que a única possibilidade de atendimento é essa. Todas as comunidades vizinhas ao município são avisadas também”, explicou.

Fonte: Agência Força Aérea







Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented