Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial e ITA são homenageados
O Senado Federal homenageou quinta-feira (18/08) o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a Embraer, por seus 42 anos, e o ex-presidente da empresa Coronel Ozires Silva, militar reformado da Força Aérea Brasileira (FAB).
Estiveram presentes na solenidade o diretor-geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Ailton dos Santos Pohlmann, o Reitor do ITA, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Reginaldo dos Santos, além de oficiais generais e militares da FAB.
A sessão solene foi uma proposição dos senadores Luiz Henrique (PMDB-SC) e Cristovam Buarque (PDT-DF), que em seus discursos prestaram homenagem a instituições da Aeronáutica e a Ozires Silva.
O senador Luiz Henrique destacou a importância estratégica do DCTA e do ITA no desenvolvimento da tecnologia aeroespacial brasileira e lembrou dos grandes feitos do Coronel Ozires na direção da Embraer.
"Essa foi uma homenagem bastante devida ao Coronel Ozires Silva e à Embraer, que nasceu no DCTA. Esta é uma prova de que a Aeronáutica tomou o caminho certo ainda na década de 40, data da sua criação, e hoje o Brasil reconhece esse feito”, afirmou o diretor-geral do DCTA.
“Vejo essa homenagem com grande emoção. Primeiro, por ter me formado no ITA; segundo, por estar ao lado do Coronel Ozires Silva, que hoje, aos 80 anos, ainda é uma figura maravilhosa. Este é um reconhecimento do enorme trabalho que se faz nesta escola que contribui de forma significativa para a tecnologia nacional”, ressalta o Reitor do ITA, Reginaldo dos Santos.
O último a discursar foi o Cornel Ozires Silva, principal homenageado da tarde. Emocionado, ele agradeceu à FAB pelo investimento em um ensino de qualidade. “Só vamos transformar esse país nos dedicando à educação. O conhecimento é o diferencial para o desenvolvimento futuro de uma nação”. Ao final do discurso, foi aplaudido de pé por todo o plenário.
Fonte: Agência Força Aérea