|

Cindacta III implanta Modelo de Gestão Pública

O Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III) começa a colher os resultados do Modelo de Excelência da Gestão Pública (MEGP) colocado em prática em 2010 na unidade. O desempenho das ações decorrentes do programa já são mensuráveis e se refletem nos índices de aprovação tanto do público externo, com 96% de satisfação, quanto do efetivo, com 80,50%. O CINDACTA III concorre ao Prêmio da Qualidade e Gestão Pernambuco (PQGP) Ciclo 2011, cujo vencedor deve ser conhecido em novembro. Em 2012, a organização militar será candidata ao Prêmio Nacional da Gestão Pública do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão.

Os objetivos estratégicos do MEGP do CINDACTA III estão assentados em cinco pontos. O primeiro deles é garantir a segurança das operações aéreas. Valorizar o recurso humano, buscar o estado de arte nos sistemas tecnológicos, desenvolver a cultura de responsabilidade socioambiental e buscar a excelência na gestão são os quatro outros pilares do planejamento.

Para atingir essas metas, várias ações estão em curso na Organização. Os resultados das ações do Programa já começam a ser mensuráveis nos mais diversos setores da unidade. As vítimas de incidentes de salvamento efetivamente localizadas pelo CINDACTA III aumentaram. Passaram de 58, em 2009, para 77 no ano passado. O índice de atrasos nos aeroportos na área do CINDACTA III superior a 60 minutos também revelaram queda. No ano de 2008, a taxa era de 7,5%, de um total de 1.103.928 pousos e decolagens. Em 2010, esse número caiu para 3,96% em relação aos 1.447.670 movimentos sob a jurisdição do CINDACTA III.

“A nossa preocupação foi a de procurar a colaboração de especialistas, tanto de órgãos públicos e privados quanto das principais universidades do País. Foram organizadas inúmeras conferências com especialistas e formados gestores e auditores que passaram a trabalhar no programa. Foi implantado ainda um sistema de medição, que serve de base para a obtenção da melhoria contínua dos procedimentos, de forma a atender ao objetivo geral de modernizar e racionalizar a estrutura organizacional e os processos administrativos”, diz o Coronel Aviador João Batista Oliveira Xavier, Comandante do CINDACTA III.

A responsabilidade social também é uma meta a ser perseguida dentro deste plano estratégico. Uma das ações desenvolvidas nessa esfera é o Programa Segundo Tempo- Forças no Esporte, que atende 160 crianças e adolescentes carentes na faixa etária de 12 a 14 anos, moradoras do entorno da organização militar. Já na questão da valorização dos recursos humanos, uma das diretrizes é valorizar a atuação do profissional em sua área específica. Na Unidade, do total do efetivo de 1750 trabalhadores, apenas 5% dos profissionais estão fora de suas funções. Na medição feita com o efetivo, o índice de satisfação atingiu a marca de 80,5%.
Piloto
O programa piloto do Modelo de Gestão foi implantado primeiramente no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Recife (DTECEA-RF) no ano passado, servindo de base para a implantação do modelo no CINDACTA III. Na ocasião, o DTCEA candidatou-se ao Prêmio da Qualidade e Gestão de Pernambuco, conquistando o troféu na categoria bronze. A implantação do MEGP se deu em quatro fases. Planejamento, execução, verificação e ações corretivas.

“Na fase do planejamento foram especificados os objetivos da organização, as práticas a serem utilizadas para a obtenção dos resultados, a alocação dos recursos necessários como os humanos, financeiros, materiais e tecnológicos e os indicadores a serem empregados no acompanhamento do que foi planejado”, explica o Coronel Xavier. “Na etapa de execução foram implementadas as estratégias e ações definidas no planejamento. As pessoas foram preparadas para atuar utilizando as práticas e padrões estabelecidos. Em um segundo momento, as atividades foram efetivamente colocadas em prática”, complementa o Coronel Xavier.

O CINDACTA III tem como atribuições o controle do espaço aéreo, defesa aeroespacial, busca e salvamento, meteorologia aeronáutica e informações aeronáuticas. Possui um efetivo de 1750 pessoas, entre civis e militares. Desse total, 503 possuem nível superior e 74 especialização em nível de mestrado ou doutorado. No ano de 2010, o CINDACTA III registrou, monitorou e apoiou quase 1,5 milhão de movimentos de aeronaves sob sua jurisdição.

“O Modelo de Excelência em Gestão Pública orienta o CINDACTA III na busca da melhoria contínua gerencial e, ao mesmo tempo, permite avaliações comparativas de desempenho entre organizações públicas brasileiras e estrangeiras e até mesmo com organizações do setor privado”, explica o Coronel Aviador João Batista Oliveira Xavier, Comandante interino do CINDACTA III.

Fonte: Agência Força Aérea







Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Commented