Centro de Gerenciamento do Aeroporto de Salvador inicia operações
No Centro de Gerenciamento Aeroportuário são coordenadas e monitoradas em tempo real as operações de aeronaves e a movimentação de passageiros e bagagens no aeroporto. Todo o trabalho é realizado de forma sincronizada com as empresas aéreas e órgãos públicos de fiscalização e controle que atuam no aeroporto, como Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Polícia Federal, Receita Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Vigilância Agropecuária (Vigiagro). A implantação dos CGAs nos aeroportos segue as diretrizes da Secretaria da Aviação Civil (SAC).
O CGA de Salvador foi instalado numa sala de 40 m² e funciona 24 horas. O espaço conta com dez monitores de 52 polegadas ligados à Internet, conectados às câmeras de vídeo do aeroporto e ao Sistema Informativo de Voos (SIV). Da sala, os integrantes do centro podem monitorar as operações aeroportuárias ao vivo de diversas áreas do aeroporto, como saguão, canais de inspeção e pátios de manobras.
“A implantação dos núcleos garantirá agilidade na resolução de problemas, gerando melhores resultados por meio da maior eficiência nas operações. O CGA promove ganho de produtividade em todo o aeroporto, reunindo em um só ponto os vários agentes do sistema de operações aeroportuárias”, avaliou o presidente Gustavo do Vale. “O uso de tecnologia avançada e da internet e a capacidade dos envolvidos permitirão melhor circulação de informações, gerando mais eficiência para responder às situações que surgirem no dia a dia do aeroporto”, destacou José Cassiano Ferreira Filho, superintendente da Regional Centro-Leste.
Além de Gustavo do Vale, participaram da inauguração do CGA o chefe-de-gabinete do Governo do Estado da Bahia, Edmon Lucas, o diretor Comercial da Infraero, Geraldo Moreira Neves, o superintendente da Regional Centro-Leste, José Cassiano Ferreira Filho, e o superintendente do aeroporto, Afrânio Mar, assim como representantes dos órgãos que atuam no aeroporto, companhias aéreas e das Polícias Militar e Civil.
Fonte: