Caças da FAB destroem pista clandestina na Amazônia
Quatro caças A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB) destruíram, na tarde desta quarta-feira (10/08), uma pista de pouso clandestina a aproximadamente 68 km a noroeste da cidade de São Gabriel da Cachoeira (AM), na região conhecida como Cabeça do Cachorro, fronteira do Brasil com a Colômbia. A missão fez parte da Operação Ágata que, desde o último dia cinco de agosto, mobiliza mais de três mil militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica na vigilância da região contra atividades ilícitas como o contrabando e o tráfico de drogas.
A pista de pouso clandestina possuía 1.400 metros de comprimento e 15 de largura, o suficiente para receber pequenas aeronaves. Oito bombas de 230 kg foram utilizadas para a chamada interdição do aeródromo, ou seja, tornar impossível o seu uso. Os caças A-29 do 1º/3º Grupo de Aviação (GAV), Esquadrão Escorpião, fizeram o ataque com o uso de computadores de bordo, que mostram para o piloto, com precisão, o local de impacto das bombas.
Além dos caças, dois helicópteros H-60 Black Hawk da FAB levaram para o local homens da Polícia Federal, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e da Força Nacional, além de militares do Exército Brasileiro e da FAB. A tropa terrestre fez o processo de sanitização, que consiste na verificação da pista e no alerta às populações que moram próximas à região a ser interditada, com o objetivo de que não se aproximassem dos arredores, garantindo a segurança dos moradores e o êxito da operação.
No Destacamento de Aeronáutica de São Gabriel da Cachoeira (DASG) estão baseados quatro caças F-5M, do Esquadrão Pacau e cinco A-29 Super Tucano, do Esquadrão Escorpião, todos preparados para missões de ataque e de defesa aérea. Dois helicópteros H-60 Black Hawk, do Esquadrão Harpia, também operam na localidade para missões de apoio e alerta de busca e salvamento. Além dessas aeronaves, estão no DASG dois E-99, aviões radares do 2º/6º GAV e um C98 do 7º Esquadrão de Transporte Aéreo (ETA).
Fonte: Agência Força Aérea
Vídeo mostra imagens de bombardeio a aeródromo ilegal
Imagens da Força Aérea Brasileira mostram a destruição de uma pista de pouso clandestina localizada na Floresta Amazônica, a aproximadamente 68 km a noroeste da cidade de São Gabriel da Cachoeira (AM), na região da fronteira do Brasil com a Colômbia. O vídeo mostra a preparação das aeronaves, o posicionamento de armamentos e munições nos A-29 Super Tucano, a decolagem dos caças e o bombardeio da pista ilegal.
A ação fez parte da Operação Ágata que mobiliza mais de três mil militares do Exército, Marinha e Aeronáutica e visa coibir atividades ilícitas como o contrabando e o tráfico de drogas. A missão contou com seis aeronaves da FAB, sendo quatro caças A-29 Super Tucano e dois helicópteros H-60 Black Hawk.
Veja vídeo de bombardeio a pista cladestina.
Fonte: Agência Força Aérea