Brasília: Melhorias do sistema aeroviário em debate
O governador Agnelo Queiroz encontrou-se na manhã de ontem com o ministro da aviação Civil, Wagner Bittencourt. A reunião tinha o objetivo de discutir as melhorias necessárias ao sistema aeroviário de Brasília, como a ampliação do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek e a criação de um complexo aeroportuário. Também estavam presentes o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, o diretor presidente da Agência Nacional de aviação Civil (Anac), Marcelo Guaranys, e o secretário de Desenvolvimento Econômico do DF, Jacques Pena.
A primeira das medidas a ser tomada deve ser a privatização do Aeroporto JK, cujo edital deve ser publicado ainda neste semestre. A ampliação do terminal deve ficar pronta nos próximos três anos, e está orçada em R$ 749 milhões. Estima-se que a medida deva absorver o aumento de público anual de 20% registrado no terminal. "Segundo a Infraero, todas as obras que estão previstas sairão até o período da Copa do Mundo, e algumas perdurarão até um ano e meio depois do Mundial", explicou Jacques Pena.
O secretário ainda ressaltou que a reforma do aeroporto pode ser a menor das mudanças do setor previstas para os próximos anos. "Quando nós terminarmos as obras, já teremos uma demanda batendo na capacidade de atendimento. O governador Agnelo vem trabalhando há alguns meses com a hipótese de construção de outro aeroporto", adiantou Pena. A nova estrutura seria um complexo aeroportuário logístico em Planaltina, que funcionaria como um centro de transporte de cargas, aeroporto internacional e terminal de aviação executiva. (RM)
Fonte: / NOTIMP