|

Brasil e Colômbia assinam plano de segurança de fronteira


Os governos do Brasil e da Colômbia assinaram, na manhã de quinta (04/07), em Tabatinga, a cerca de 1.100 km em linha reta de Manaus, no Amazonas, o Plano Binacional de Segurança Fronteiriça. O acordo prevê o combate aos ilícitos na faixa de fronteira entre os dois países, visando ampliar a cooperação em matéria de segurança em fronteiras e o desenvolvimento sustentável da Amazônia, bem como o fortalecimento do nível político e estratégico e o atendimento às necessidades básicas da população local.

Participaram da cerimônia de assinatura do Plano Binacional os Vice-presidentes da República do Brasil e da Colômbia, Michel Temer e Angelino Garzón, Ministros da Defesa dos dois países, o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o Ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República do Brasil, Wellington Moreira Franco. Estiveram presentes, também, o Comandante Geral do Ar, Tenente Brigadeiro do Ar Gilberto Antonio Saboya Burnier, representando o Comandante da Aeronáutica, bem como os Comandantes do Exército e da Marinha, o General de Exército Enzo Martins Peri e o Almirante de Esquadra Julio Soares de Moura Neto.

O Vice-presidente da República, Michel Temer, pontuou a necessidade do combate aos crimes transnacionais, relativos ao narcotráfico, agressão ao meio ambiente e contrabando. "Os crimes já não são mais nacionais. Esta conjugação de esforços entre o Brasil e a Colômbia vai permitir precisamente que se combata, com muita eficácia, esta criminalidade. Evidentemente isso vai revelar uma integração social extraordinária com os povos que vivem nas fronteiras, porque estarão mais tranquilos."

Ouça entrevista com o Vice-presidente.

Michel Temer citou, ainda, o Vice-presidente colombiano. "Este é um passo fundamental para aquilo que o Vice-presidente da República da Colômbia, Angelino Garzón, chamou de preservação da legalidade, ou seja, se há atitude ilícita, ela há de ser adequadamente combatida pelos nossos governos".

O Ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo, falou do desafio de controle de mais de 16 mil km de fronteiras terrestres. "Temos uma necessidade de integração internacional a partir de um plano estratégico. A Colômbia é um país irmão e que tem uma perspectiva de controle de fronteiras. Vemos esse acordo não como um acordo isolado, mas pragmático e que servirá de exemplo na perspectiva de somar esforços com países com os quais temos fronteiras.", afirmou.

Operação
Durante visita da comitiva de autoridades na região de fronteira do Amazonas, o Governo Federal lançou a Operação Ágata 1, que será desencadeada a partir de hoje, sexta-feira (05/07), na região dos municípios de Tabatinga e São Gabriel da Cachoeira. A Operação conta com mais de três mil homens das Forças Armadas Brasileiras. Além disso, participam da Operação integrantes da Polícia Federal (PF), da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), da Secretaria da Receita Federal (SRF), da Força Nacional de Segurança, entre outras instituições do governo federal e estadual com sede no estado do Amazonas. A Operação prevê o combate ao tráfico de drogas, ao contrabando e/ou descaminho de armas e munições, à extração de minerais e madeiras de forma ilegal, ao tráfico de animais silvestres e à biopirataria.

Visita
O Vice-presidente da República, Michel Temer, acompanhado de comitiva de ministros, visitou as instalações do Destacamento de Aeronáutica em São Gabriel da Cachoeira (DASG) como parte da programação prévia da Operação Ágata 1. Segundo o Comandante do DASG, Tenente Coronel Volney Antônio Osmari, a missão do Destacamento é dar apoio às Unidades Aéreas Destacadas e, durante a Operação Ágata 1, cerca de 200 militares do efetivo da aeronáutica vão trabalhar nas áreas médica, logística, de inteligência e operacional.

Fonte: Agência Força Aérea







Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented