Software desenvolvido pela Infraero auxilia na coordenação do pátio de aeronaves


O software oferece a visão gráfica da ocupação efetiva e planejada das posições do pátio de aeronaves, com atualizações constantes. “A intenção é que essa interface gráfica dê maior agilidade ao planejamento e execução das alocações em todos os aeroportos da Rede Infraero”, afirmou o superintendente da Regional Rio de Janeiro, Lucínio Baptista da Silva.
Centro de Gerenciamento Aeroportuário
Os Centros de Gerenciamento Aeroportuário (CGA) foram criados pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) e têm a função de acompanhar a movimentação do aeroporto onde está instalado, além de garantir a eficiência e a agilidade no fluxo de passageiros e de aeronaves. Para isso, todos os órgãos do setor aéreo brasileiro estão representados no centro, cada um contribuindo para a otimização das operações aeroportuárias. Além da Infraero, integram o CGA a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), Polícia Federal, Receita Federal, Vigilância Agropecuária e companhias aéreas.
Atualmente a Infraero está coordenando a instalação de unidades do CGA em vários aeroportos administrados pela empresa. Além dos cinco aeroportos citados, em agosto será a vez do Aeroporto de Congonhas (SP) e, em setembro, dos aeroportos de Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE) e Manaus (AM).
Fonte:

