|

Revista UFO: Astronauta brasileiro Marcos Pontes estará no Cosmos X em Araçatuba




10ª edição de Cosmos começa na segunda-feira .

Tradicional e parte insubstituível do calendário da cidade de Araçatuba (SP), o ciclo de palestras e debates a partir do dia 25 de julho propõe aos participantes uma reflexão sobre a condição humana na Terra e no universo, numa abordagem educativa da astronomia e Ufologia. Assim será o Cosmos X - Realidade e Mistérios.

Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro será também o primeiro a palestrar da 10ª edição de Cosmos – Realidade e Mistérios. É a segunda vez que Pontes vêm à cidade prestigiar o evento. Sua conferência será na segunda-feira, a partir das 19h00, com o tema Vivendo no Espaço. Ele é consultor da Revista UFO e foi o entrevistado especial em sua edição 102 [Veja Marcos Pontes - Um brasileiro no espaço].

Vida e Carreira -
Marcos César Pontes (Bauru, 11 de março de 1963), tenente-coronel da Força Aérea Brasileira (FAB), atualmente na reserva, foi o primeiro cosmonauta brasileiro e o primeiro sul-americano a ir ao espaço, na missão batizada "Missão Centenário", em referência à comemoração dos cem anos do vôo de Santos Dumont no avião 14 Bis, realizado em 1906.

Em 30 de março de 2006, partiu em direção à Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da nave russa Soyuz TMA-8, com oito experimentos científicos brasileiros para execução em ambiente de microgravidade. Retornou no dia 08 de abril a bordo da nave Soyuz TMA-7.

Formou-se no Colégio Liceu Noroeste, em Bauru, estado de São Paulo, no ano de 1980. Em 1984, recebeu o bacharelado em tecnologia aeronáutica da Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga, São Paulo. Em 1989, Pontes iniciou o curso de engenharia aeronáutica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, São Paulo, recebendo o título de engenheiro em 1993. Em 1998, tornou-se mestre em engenharia de sistemas pela Naval Postgraduate School, localizada em Monterrey, Califórnia.

Foi agraciado com a Medalha Santos Dumont e com a Medalha de Ouro Yuri Gagarin, pela Federação Aeronáutica Internacional. Como piloto da FAB possui mais de 1.900 horas de vôo em mais de vinte modelos de jatos da frota da FAB.

Ingresso no programa espacial

Em junho de 1998, foi selecionado para o programa da Agência Espacial Norte-Americana (NASA), à candidatura a que o país tinha direito no programa espacial do governo estadunidense, pelo fato de integrar o esforço multinacional de construção da ISS. Iniciou o treinamento obrigatório em agosto daquele ano no Centro Espacial Lyndon Johnson, em Houston. Em dezembro de 2000, ao concluir o curso, foi declarado oficialmente "astronauta da NASA".

Seu vôo inaugural fora originalmente marcado para o ano de 2001, como parte da construção da ISS. Mais especificamente, o objetivo da missão seria transportar e instalar o módulo construído no Brasil (conhecido como "Express Pallet"). Problemas orçamentários da NASA forçaram, no entanto, o adiamento para 2003. Ao se aproximar a data, persistentes problemas financeiros indicavam novo adiamento, mas o acidente que resultou na destruição do ônibus espacial Columbia, em fevereiro de 2003, suspendeu todos os vôos da NASA por tempo indeterminado.

Missão Centenário

Em 18 de outubro de 2005, a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Agência Espacial da Federação Russa (Roscosmos) assinaram um acordo que possibilitou a realização da primeira missão espacial tripulada brasileira, batizada como "Missão Centenário", em referência à comemoração dos 100 anos do vôo de Santos Dumont. A tripulação composta por Pontes, Jeffrey Williams, astronauta norte-americano e o russo Pavel Vinogradov, comandante da missão, decolou no dia 29 de março de 2006, às 23h30 (horário no Brasil), no Centro de Lançamento de Baikonur, no Cazaquistão. Eles seguiram, na nave Soyuz TMA-8, para a ISS, levando 15 kg de carga da AEB, incluindo oito experimentos científicos criados por universidades e centros de pesquisas brasileiros. A missão, realizada com sucesso, teve duração de 10 dias, sendo dois dias a bordo da Soyuz e oito na ISS.

Presença no Cosmos em Araçatuba

Esta será a segunda vez que Pontes visita Araçatuba. A primeira foi em 2005, por ocasião da quarta edição do evento Cosmos. No ano seguinte, o astronauta também marcou presença no ciclo de palestras, desta vez através de videoconferência, direto do Johnson Sapace Center, em Houston (USA).

Banner Cosmos X.jpg

Apresentação dos conferencistas

Informações gerais [Veja Cosmos X - Realidade e Mistérios em Araçatuba (SP) http://www.ufo.com.br/noticias/cosmos-x---realidade-e-misterios-em-aracatuba-sp ], o cronograma completo, endereço, ingressos e contatos podem ser verificados em nosso calendário de eventos ou basta clicar aqui http://www.ufo.com.br/eventos/25/07/2011 :

25/07 – Marcos Pontes
26/07 – Walmir Cardoso e Maria Cristina Abdalla
27/07 – Pedro de Campos e Gener Silva
28/07 – Paulo Anibal e A. J. Gevaerd
29/07 – Ulisses Capozzoli e Nelson Vilhena Granado

Portal da Ufologia Brasileira, link: http://www.ufo.com.br/noticias/astronauta-brasileiro-marcos-pontes-estara-no-cosmos-x-em-aracatuba

Fonte:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented