Operadores de Máquinas Pesadas da COMARA participam de curso de Primeiros Socorros
“Cada minuto no atendimento inicial no caso de um acidente pode ser fundamental para aumentar a sobrevida de uma pessoa”, conta o Segundo Tenente Médico Raphael Ferreira de Castro Luna. Por esse motivo, operadores de máquinas pesadas que trabalham nos canteiros de obra em que a Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA) opera atualmente participaram de um curso sobre Primeiros Socorros, realizado na sede da instituição em Belém.
A iniciativa surgiu da própria COMARA, que percebeu a necessidade de atualização dos servidores sobre o tema, a fim de capacitar servidores para o caso de alguma necessidade urgente de socorro durante a realização das obras e para prevenir que essas fatalidades acabem tomando proporções maiores por falta de cuidados iniciais. “Temos profissionais de saúde como enfermeiros e técnicos de enfermagem capacitados em urgências e emergências em todos os canteiros, mas é preciso pessoas com o mínimo de conhecimento que estejam nas pontas, no momento exato em que a necessidade ocorrer”, esclarece o médico.
Passo a passo, os procedimentos de primeiros socorros foram apresentados pelo Tenente Médico Luna e repetidos por todos os participantes do curso. Com o auxílio de um boneco, os servidores aprenderam a colocar o colar cervical, a checar o pulso, a fazer a massagem cardíaca e a respiração boca a boca, e a fazer a remoção da vítima de poli-traumatismo, que deve ser feita sempre como se todo o corpo da vítima fosse um só bloco, evitando a movimentação de cabeça e membros.
Para o operador de máquinas pesadas, Agnaldo Marcos da Silva, de 43 anos, medidas como essa sempre precisam estar acontecendo, pois o servidor precisa de constante atualização. “O último curso que fiz sobre primeiros socorros dava orientações antigas. Agora a coisa evoluiu. Com o curso de hoje, me sinto preparado e instruído para agir se for necessário, nem que seja pra dizer: não pegue nele, pois, esse não é o jeito certo!”, explica o servidor.
Antes de encerrar a capacitação, o Tenente Luna lembrou aos participantes que é importante salvar a vida do próximo, mas que é preciso não colocar a sua própria vida em risco. É necessário que todos os procedimentos sejam feitos em segurança tanto a vítima quanto para aquele que está tentando ajudar. Ele afirmou ainda, que o curso será estendido para outras categorias profissionais da COMARA até o fim do ano, priorizando sempre os profissionais que trabalham nas obras com maior dificuldade de acesso aos serviços de saúde.