Iridium vai vender serviços para aviões
ANDY PASZTOR .
A operadora de satélites Iridium Communications Inc. está pronta para oferecer serviços aprimorados de navegação e controle de tráfego para aviões, inclusive para voos sobre regiões polares .
A Iridium, que obteve aprovação para usar dados digitais para monitoramento de jatos em rotas longas e isoladas, deve ajudar companhias aéreas de passageiros e de carga a economizar combustível, reduzir poluição e evitar que seus aviões cruzem tempestades. Os novos serviços também podem reduzir a sobrecarga de trabalho dos pilotos.
Companhias aéreas americanas e internacionais devem usar os serviços, disse Don Thoma, vice-presidente de marketing da Iridium. "Muitas aéras já têm monitorado" testes de desempenho, disse Thoma, "e o que temos ouvido delas é que elas veem um retorno muito grande" num investimento em usar a Iridium.
De maneira geral, executivos da Iridium e de outros participantes do setor disseram que os novos serviços, aprovados mês passado pela autoridade americana de aviação, a FAA, representam um importante paso em direção à cooperação internacional em redes de controle de tráfego aéreo baseadas em satélite.
Em vez de os pilotos continuarem a usar transmissões de rádio pouco confiáveis para se comunicar com os controladores no solo, os aviões agora poderão usar conexões de dados para informar automaticamente suas posições e manter distância segura em relação a outras aeronaves.
Para aviões que cruzam o Atlântico Norte em rotas movimentadas, os serviços da Iridium também possibilitariam economizar combustível e tempo passando a apenas 50 quilômetros uns dos outros. A norma atual é que mantenham 80 quilômetros em qualquer direção.
Sobre partes do Pacífico, a Iridium vai ajudar os pilotos a obterem permissões de voo através de conexões de dados automáticas, em vez de usar frequências de rádio instáveis e congestionadas, segundo Ron Renk, gerente de tecnologias de voo da Continental Airlines, que pertence à United Continental Holdings Inc. A Continental foi um dos principais participantes dos testes.
A Continental escolheu a frota de 66 satélites da Iridium porque seus links de comunicação "funcionam em qualquer avião, em qualquer situação e em qualquer lugar do mundo". Ao todo, a Continental planeja equipar cerca de 150 aviões com equipamento da Iridium.
Representantes do setor dissera que o equipamento de bordo da Iridium é mais leve e mais barato para instalar do que o de concorrentes.
Grupos que estabelecem padrões mundiais, inclusive a Organização Internacional de Aviação Civil, das Nações Unidas, já aprovaram os planos iniciais da Iridium.
Fonte: THE WALL STREET JOURNAL / NOTIMP