Helibras comemora a formação de 10.000 profissionais em seu Centro de Treinamento
Empresa oferece cursos de qualificação para pilotos, mecânicos e outros técnicos do mercado de helicópteros .
O Centro de Treinamento da Helibras, em Itajubá (MG), comemorou uma marca histórica: 10 mil profissionais treinados em suas instalações, em mais de 30 anos de atividades.
O 10.000º aluno concluiu, em julho, os treinamentos em mecânica para atender à frota de helicópteros EC135 utilizados pela Presidência da República e agora poderá realizar treinamentos práticos na Alemanha – uma das sedes da Eurocopter com as quais a Helibras possui acordos – onde os conteúdos podem passados por instrutores de língua portuguesa – outro diferencial oferecido pela empresa para operadores brasileiros.
Além de capacitar pilotos e mecânicos, o Centro de Treinamento da Helibras oferece cursos para manuseio e atualização de publicações técnicas, voltados a outros profissionais da aviação.
“A oferta de treinamento especializado através do Centro de Treinamento da Helibras deve aumentar ainda mais, quando passarmos a oferecer o curso de mecânico de manutenção aeronáutica para todos os interessados, em 2012”, informa Cintia Trentini, gerente de Treinamento da empresa, explicando que nos próximos meses este mesmo conteúdo já estará sendo oferecido, pelo Instituto Helibras, a estudantes carentes na primeira edição do projeto Heliasas.
Entre os profissionais já qualificados, encontram-se clientes de diferentes segmentos como mercado Governamental, Militar, Civil e Offshore, lém dos próprios funcionários da Helibras e clientes de outros países, visando a constante elevação do nível de qualificação de pessoal e serviços prestados.
“Buscamos a excelência também na oferta desse tipo de serviço, para que os operadores de nossas aeronaves estejam sempre atualizados e possam utilizar as aeronaves da forma mais segura e eficaz possível”, explica Eduardo Mauad, vice-presidente Executivo da empresa.
O Centro de Treinamento funciona em Itajubá (MG) e está capacitado para realizar a capacitação em manutenção e operação de quase toda a gama de helicópteros comercializada pela Helibras, contando, inclusive, com uma maquete em tamanho real do modelo AS350 Esquilo – helicóptero mais vendido no mercado brasileiro.
A competência do trabalho de treinamento da Helibras tem atraído o interesse, por exemplo, de operadores governamentais de Angola, que nos últimos anos têm feito aqui no Brasil os treinamentos necessários para os helicópteros AS 350 e AS 365, utilizados pela Polícia Nacional daquele país.
“A Helibras se preocupa em oferecer no mercado o domínio completo das informações sobre os seus produtos, sendo os treinamentos parte fundamental de todo o processo de comercialização de todas as aeronaves. Com isso, o conhecimento técnico fica disponível e atualizado para a melhor utilização das aeronaves”, completa o presidente Eduardo Marson Ferreira.
Sobre a Helibras:
A Helibras é a única fabricante brasileira de helicópteros. A empresa é associada ao Grupo Eurocopter, maior fornecedor mundial do setor, controlado pela EADS - European Aeronautic Defence and Space Company. Com participação superior a 50% na frota brasileira de helicópteros a turbina, a Helibras está em atividade no Brasil desde 1978 e mantém instalações em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Sua fábrica, que emprega mais de 550 profissionais e tem capacidade de produção de 36 aeronaves por ano, está localizada na cidade de Itajubá (MG), onde são produzidos diversos modelos que atendem aos segmentos civil, governamental e militar. Desde sua fundação, a Helibras já entregou mais de 550 helicópteros no Brasil, sendo 70% do modelo Esquilo. Em 2010, a empresa teve um faturamento de R$ 395 milhões. Mais informações: www.helibras.com.br
Sobre a Eurocopter e EADS
Fundada em 1992, o grupo Franco-Alemão-Espanhol Eurocopter é uma divisão da EADS, líder mundial em serviços de defesa aeroespacial, e afins, que emprega aproximadamente 17.500 pessoas. Em 2010, a Eurocopter confirmou sua posição de líder como fabricante mundial de helicópteros no mercado civil e parapúblico com um volume de negócios de 4,8 milhões de euros, encomendas de 346 novos helicópteros e uma quota de mercado de 49% nos setores civil e parapúblico. No geral, os helicópteros do Grupo são responsáveis por 33% da frota total mundial civil e parapúblico.A forte presença da Eurocopter no mundo inteiro é garantida por suas 30 filiais e participações nos cinco continentes, juntamente com uma densa rede de distribuidores, agentes certificados e centros de manutenção. Há atualmente 11.200 helicópteros Eurocopter em serviço e 2.900 clientes em 147 países. A Eurocopter oferece a maior gama de helicópteros civis e militares no mundo. Mais informações: www.eurocopter.com
A EADS é líder mundial nos segmentos aeroespacial, de defesa, segurança e serviços relacionados, e inclui a Airbus, a Astrium, a Cassidian e a Eurocopter. Em 2010, a EADS faturou € 45,8 bilhões e empregou cerca de 122 mil trabalhadores.
No Brasil, a EADS mantém investimentos há 33 anos, tendo iniciado sua presença por meio da Helibras, subsidiária local da Eurocopter. Também está presente através da EADS Brasil, da EADS Secure Networks Brasil e de escritórios comerciais da Airbus Military e da Spot Image. É acionista da Equatorial Sistemas e desenvolve parcerias de longo prazo com clientes como a TAM, Forças Armadas, Polícia Federal, Agência Espacial Brasileira (AEB), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e as forças policiais estaduais. Mais informações: www.eads.com.br
Fonte: