Galeão realiza descarte correto de lâmpadas fluorescentes
O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão - Antonio Carlos Jobim (RJ) promoveu, na última semana, a retirada de 8.150 lâmpadas fluorescentes queimadas do aeroporto. A Coordenação de Meio Ambiente da Regional do Rio de Janeiro contratou uma empresa especializada para o descarte correto das lâmpadas. O contrato prevê atendimento em todos os aeroportos da Infraero no Rio de Janeiro.
"O recolhimento abrange o quantitativo existente e o gerado até atingir o total de 130 mil lâmpadas. Por ser um resíduo perigoso, tivemos a preocupação de destinar de maneira sustentável, ou seja, descaracterizando-o e disponibilizando seus materiais para reinserção à cadeia produtiva”, afirmou o coordenador de Meio Ambiente da Superintendência Regional do Rio de Janeiro, Fued Abrão Junior.
Os resíduos das lâmpadas contêm produtos como o mercúrio e, portanto, não podem ser descartados sem prévio tratamento. O material coletado será processado por meio de um tratamento térmico, permitindo a separação de todos os componentes da lâmpada: vidro, terminais de alumínio, pó fosfórico e mercúrio.
O princípio da separação é tornar todos os componentes disponíveis, para serem reutilizados como matéria-prima em outras cadeias industriais, fechando o ciclo da sustentabilidade.
“O vidro e o pó fosfórico, por exemplo, são destinados à indústria de cerâmica para fabricação de piso, o alumínio é doado para cooperativas de reciclagem e o mercúrio é destinado para fins de pesquisa. Com isso, estamos contribuindo para uma gestão mais eficiente dos resíduos gerados em nossos aeroportos e preservando os recursos naturais", explicou Fued Abrão.
Fonte: