|

FAB recupera cabine de helicóptero que caiu e matou 7 na BA

A força tarefa que reúne a Força Aérea Brasileira (FAB), Marinha, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil resgatou na tarde desta quinta-feira a cabine do helicóptero que caiu no mar na região de Trancoso, no sul da Bahia, na noite de 17 de junho. As sete pessoas que estavam a bordo da aeronave - incluindo a namorada do filho do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB) - morreram no acidente.

O Centro de Comunicação da Aeronáutica não tinha informações sobre em que condições a peça foi encontrada. Caso seja possível a realização de perícia, o material será enviado para o Rio de Janeiro, onde as análises serão feitas.

O acidente


A aeronave, modelo Eurocopter AS 350 B2 Esquilo, deixou Porto Seguro em direção ao condomínio de luxo Jacumã Ocean Resort, em Trancoso, e desapareceu na noite da última sexta-feira. No momento do acidente havia uma forte neblina.

De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave decolou de Porto Seguro às 18h41 e tinha previsão de voar por 10 minutos até a Fazenda Jacumã, seu destino final. A última visualização radar da aeronave ocorreu às 18h57, a aproximadamente 23 km, em direção ao mar, do aeródromo de Porto Seguro.

O piloto do helicóptero não fez qualquer contato com o controle de tráfego aéreo local para informar alguma anormalidade com a aeronave, segundo nota da FAB.

Anac abre processo para investigar queda

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) abriu um processo administrativo para apurar as possíveis irregularidades referentes ao acidente. Segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro, a situação da aeronave era regular, mas as habilitações do empresário Marcelo Mattoso de Almeida, que pilotava o helicóptero, estavam vencidas desde 2005. Além disso, conforme nota da Anac, ele não tinha certificado de capacidade física (CCF) válido. Para obter a autorização do voo, foi declarado no plano entregue a Aeronáutica o código pertencente ao piloto Felipe Calvino Gomes, que está regular.

Fonte: / NOTIMP

---

Peças de helicóptero que caiu na BA são retiradas do mar

As peças do helicóptero Esquilo, de prefixo PR-OMO, que caiu no mar do litoral sul da Bahia e deixou sete mortos no dia 19 de junho, foram retiradas da água hoje. Participaram da operação equipes da Força Aérea Brasileira (FAB), da Marinha, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.

Segundo a FAB, as peças passarão por avaliação preliminar para verificar se estão em condições de serem analisadas pelo fabricante. Nesta análise, seriam verificadas falhas mecânicas que podem ter contribuído para o acidente. A verificação feita pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) não apura responsabilidades em relação ao ocorrido, mas é feita apenas para prevenir possíveis novos acidentes.

Entre as vítimas do acidente estavam de Jordana Kfuri Cavendish, mulher do empreiteiro Fernando Cavendish, seu filho, Luca, sua irmã, Fernanda Kfuri, o filho dela, Gabriel, e a babá das crianças, Norma Batista de Assunção. A estudante Mariana Noleto, de 20 anos, namorada de Marco Antônio Cabral, filho do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e o empresário Marcelo Mattoso de Almeida, de 48, também morreram no acidente.

Fonte: / NOTIMP









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented