|

Crianças participarão da abertura dos Jogos Mundiais Militares

O Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, vai virar mar. Também vai se transformar em floresta e no mundo imaginário infantil da brincadeira de soldado, durante a cerimônia de abertura dos Jogos Mundiais Militares Rio 2011, no próximo sábado (16.07), às 16h. Durante a festa, crianças e adolescentes do projeto Forças no Esporte, que faz parte do Programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte, se apresentarão com fantasias nas cores da bandeira nacional.

O espetáculo, criado pelo cenógrafo e diretor Abel Gomes, promete emocionar o público com cores, luzes e música. Por ter representado as Forças Armadas na seleção de futebol militar no início da carreira, o rei Pelé acenderá a pira.

ImagemCerimônia terá cerca de 1,2mil adolescentesA cerimônia contará com cerca de 1,2 mil crianças e adolescentes, entre 12 e 17 anos, das redes municipal e estadual de ensino, que apresentarão a coreografia idealizada por Renata Vieitas. "Este é um trabalho totalmente diferente de tudo o que já realizei, mas também é o melhor que já fiz na minha vida", ressalta Renata, que comanda uma equipe composta por mais cinco coreógrafos.

A primeira parte da festa será dedicada às belezas naturais do Brasil e à fauna diversificada. Com alegorias e figurinos assinados pelo carnavalesco Chiquinho Spinoza, entrarão em cena golfinhos, cardume de peixes, tamanduás, formigas e borboletas, entre outros.

O imaginário infantil é o tema da segunda parte, que será encenada por crianças e adolescentes do Forças no Esporte. Cerca de cem adolescentes fazem aulas de dança de salão e alguns também são bailarinos.

Roda de samba

No palco, vão se apresentar o grupo Paralamas do Sucesso e os cantores Toquinho e Zizi Possi. Antes da entrada das delegações, haverá uma roda de samba com Jorge Aragão, Dudu Nobre, Alcione e Diogo Nogueira.

Cerca de 4 mil atletas, representando 112 países, participarão da quinta edição dos Jogos Mundiais Militares. Na entrada de cada uma das delegações, a bandeira do país será iluminada. Um telão de 20m x 10m, próximo ao palco dos artistas, mostrará todos os detalhes da cerimônia de abertura.

Fonte: / NOTIMP

---

Rio já está no clima dos Jogos Mundiais Militares

FELIPE FREIRE

Rio - O Rio já vive o dia a dia dos Jogos Mundiais Militares, que começam oficialmente hoje com o futebol masculino e terminam dia 24. Mais de metade dos 4 mil atletas estão acomodados nas vilas. Enquanto isso, nas ruas, 10 mil homens das Forças Armadas, PM, Guarda Municipal, Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal foram escalados para a cerimônia de abertura, que contará com a presença da presidenta Dilma Rousseff, sábado, 18h, no Estádio Olímpico João Havelange (Engenhão).

O esquema de segurança específico para os Jogos será, na sua maioria, composto pelas Forças Armadas. A PM escalou 1.300 homens e a Guarda Municipal, 2158. Na vizinhança do Engenhão, o Exército já patrulha as ruas.

Nos 408 apartamentos da Vila Verde, onde está a maioria dos brasileiros, os esportistas contam com amplo espaço e infraestrutura de primeira | Foto: Deisi Rezende / Agência O Dia
Na Vila Militar e em Campo dos Affonsos, onde foram construídas as três vilas militares que abrigarão 7.190 pessoas, entre atletas e integrantes da comissão técnica, o movimento já é intenso. Nos 408 apartamentos da Vila Verde, onde está a maioria dos brasileiros, os esportistas se queixam da distância da praia. “Estamos adorando o clima, as acomodações e as amizades. Pena estarmos longe do centro comercial e das praias. Queria muito conhecer Copacabana”, disse o francês Hirt Hassan, 31, que disputará os 5 mil m no atletismo.

Entre os anfitriões, a ansiedade já toma conta. “Estamos na expectativa por resultado melhor”, enfatizou o cabo João José da Cruz, 31, volante da seleção brasileira de futebol. Amanhã Brasil X Argélia será exibido na TV Brasil, às 10h.

Melhorar o resultado final é foco da delegação brasileira. A equipe foi reforçada com nomes de peso como Anderson e Valeskinha, do vôlei, e Flávio Canto, do judô. “Em 2007 terminamos em 31º, com duas medalhas de prata e uma de bronze. Ficar entre os três primeiros é nosso objetivo”, contou o cel. Mário Medina, vice-chefe da delegação brasileira.

Embora os ingressos gratuitos tenham se esgotado, quem ficou de fora ainda têm uma chance. Hoje será feita a contabilidade de retirada das entradas. Caso tenham ocorrido desistências, essas entradas serão oferecidas novamente. Os interessados terão de acompanhar os informativos no site www.rio2011.mil.br, realizar cadastro por modalidade e retirar a entrada nos locais de disputa.

Neste sábado, ocorrem disputas de futebol e paraquedismo. Algumas disputas terão transmissões pela TV.

Fonte: / NOTIMP

---

Antes da Cerimônia, futebol inaugura os Jogos Mundiais Militares no Rio

Homens do Brasil abrem a disputa nesta sexta, contra a Argélia, em São Januário, às 10h. Delegação do país terá 400 membros na competição

Por GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro

Assim como nos Jogos Olímpicos e no Pan-Americano, o futebol vai abrir a disputa dos Jogos Mundiais Militares nesta sexta-feira. Os homens do Brasil farão o primeiro jogo do torneio contra a Argélia, às 10h (de Brasília), no Estádio de São Januário. A Cerimônia de Abertura da competição, entretanto, só será realizada na tarde deste sábado, às 16h, no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, com a presença de Pelé, que acenderá a pira, e da presidente Dilma Rousseff.

De acordo com a organização, 26.400 ingressos para a Cerimônia de Abertura foram retirados por espectadores após o cadastro no site oficial do evento. O público total está estimado em 35 mil pessoas, contando com a presença de autoridades e convidados. Estão inscritos 4 mil atletas de 112 países. São 20 esportes em disputa – sendo cinco deles militares: pentatlo naval, pentatlo aeronáutico, pentatlo militar, paraquedismo e orientação. O Brasil terá uma delegação de 400 membros, sendo 21 árbitros, 276 atletas, 8 CISM, 94 oficiais e 1 VIP.

No futebol masculino, o favorito é o Egito, atual campeão dos Jogos Militares. A seleção africana também estreia nesta sexta-feira, às 10h, contra o Quênia, no Estádio Giulite Coutinho, em Edson Passos. Medalha de prata na última edição, Camarões joga no mesmo horário contra Trinidad e Tobago, na Universidade da Força Aérea (Unifa). À tarde, três jogos fecham a rodada inaugural da competição às 14h: Suriname x Uruguai (na Unifa), Equador x França (na Escola de Educação Física do Exército) e Qatar x Alemanha (no Giulite Coutinho).

A edição 2011 dos Jogos Mundiais Militares será disputada até o dia 24 de julho, no Rio de Janeiro. O Brasil busca a melhora de seu desempenho no histórico da competição. Em quatro edições, foram apenas 20 medalhas, com apenas duas de ouro.

Romário dará o pontapé inicial do futebol nos Jogos Mundiais Militares

Brasil enfrentará a Argélia às 10h (de Brasília), no Estádio de São Januário

Por GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro

A abertura do torneio de futebol dos Jogos Mundiais Militares terá uma presença ilustre nesta sexta-feira, no Estádio de São Januário. O tetracampeão Romário dará o pontapé inicial do jogo entre Brasil e Argélia, às 10h (de Brasília). A informação foi confirmada na noite desta quinta-feira pelo Almirante Jose Bernardo Pierantone Gamboa, presidente da Comissão Desportiva Militar do Brasil.

O favorito no futebol masculino é o Egito, atual campeão dos Jogos Militares. A seleção africana também estreia nesta sexta-feira, às 10h, contra o Quênia, no Estádio Giulite Coutinho, em Edson Passos. Medalha de prata na última edição, Camarões joga no mesmo horário contra Trinidad e Tobago, na Universidade da Força Aérea (Unifa). À tarde, três jogos fecham a rodada inaugural da competição às 14h: Suriname x Uruguai (na Unifa), Equador x França (na Escola de Educação Física do Exército) e Qatar x Alemanha (no Giulite Coutinho).

Seleção de futebol masculino abre os Jogos Mundiais Militares nesta sexta-feira (Foto: Divulgação)A edição 2011 dos Jogos Mundiais Militares será disputada até o dia 24 de julho, no Rio de Janeiro. O Brasil busca a melhora de seu desempenho no histórico da competição. Em quatro edições, foram apenas 20 medalhas, com apenas duas de ouro.

Vilas para atletas dos Jogos Militares têm churrasqueira e salão de festas

Jogos Mundiais Militares acontecem entre 16 e 24 de julho no Rio. Mais de oito mil atletas e profissionais são aguardados para o evento.

Tássia Thum Do G1 RJ

O Rio de Janeiro será a moradia de mais de oito mil atletas e profissionais que chegaram à cidade a partir de 11 de julho para competir nos Jogos Mundiais Militares. Para acomodar as delegações dos mais de 100 países inscritos no evento foram construídas três vilas, que servirão de residência aos participantes. Esta é a primeira vez no histórico de competições militares que foram erguidas vilas para os atletas.

As construções ficam localizadas em Campo Grande, Deodoro, e Campo dos Afonsos, na Zona Oeste da cidade. O Exército informou que a após a realização dos jogos, que acontecem entre 16 e 24 de julho, os apartamentos serão habitados por oficiais e praças das três Forças Armadas. O orçamento empregado para a construção das três vilas é de R$ 400 milhões.

Sustentabilidade ecológica

De acordo com a organização dos Jogos Militares, as três vilas foram construídas seguindo conceitos de sustentabilidade ecológica.

Os apartamentos possuem descargas ecológicas nos banheiros, cisternas para aproveitamento das águas das chuvas, pavimentação permeável e semipermeável para não sobrecarregar a rede pluvial, além de estação de controle e tratamento de resíduos e esgoto. Os condomínios abrigam ainda áreas de plantio de espécies da flora da Mata Atlântica.

Imagem

Vila Branca servirá de alojamento para os atletas durante os Jogos Mundiais Militares no Rio
(Foto: Divulgação)

Vila Branca

O alojamento Vila Branca foi inaugurado na última terça-feira (5). O edifício situado em Campo Grande será a casa dos atletas de pentatlo naval, boxe, vela, orientação e taekwondo. O edifício tem 22 blocos e 396 apartamentos. Cada unidade tem entre 100 e 110 metros quadrados, distribuídos em três quartos, sala, cozinha, banheiro, varanda, suíte e cozinha.

Restaurante, piscina, salão de festas e churrasqueiras são alguns dos atrativos das vilas esportivas. Até capelas foram construídas nos alojamentos. Segundo o Exército, a Vila Branca tem capacidade de acomodar 912 pessoas. O espaço tem ainda salas de reunião, academia de ginástica e ponto de acesso à internet.

Imagem

Vila Azul fica localizada em Deodoro, na Zona Oeste do Rio (Foto: Divulgação)

Vila Azul

Outra unidade que vai abrigar os atletas é a Vila Azul, no Campo dos Afonsos, também na Zona Oeste. Competidores de oito modalidades, como vôlei, basquete, natação, judô, pentatlo aeronáutico, vôlei de praia, pentatlo moderno e triátlon, ficarão hospedados no local.

A vila tem 67 blocos, de três andares cada, com 402 apartamentos de 100 metros quadrados. Cada unidade conta com sala com varanda, três quartos, sendo uma suíte, banheiro, copa e cozinha.


Imagem

Vila Verde abrigará mais de 2 mil atletas durantes os jogos militares (Foto: Divulgação/ Paulo Mumia)

Vila Verde

A Vila Verde, em Deodoro, na Zona Oeste será outro ponto de moradia para mais de dois mil atletas. Os apartamentos desse alojamento têm quatro quartos – sendo uma suíte e um reversível.

O condomínio tem ainda dois salões de festas, oito churrasqueiras, duas quadras poliesportivas e dois parques infantis e restaurantes. A estimativa dos organizadores dos Jogos Mundiais Militares é que mais de 10 mil refeições sejam servidas por dia na vila.

O alojamento terá uma estação elevatória de água e uma estação de tratamento de esgoto. Segundo o Exército, mais de 300 pessoas atuarão nas vilas no preparo da refeição dos atletas e na limpeza dos alojamentos.

Fonte: / NOTIMP

---

Abertura dos Jogos Militares terá show com 2,3 mil pessoas e pira acesa por Pelé

Pelé jogou pela seleção militar no início da carreira

Da Agência Brasil
No Rio de Janeiro

A pira da quinta edição dos Jogos Mundiais Militares, que ocorrem no Rio de Janeiro entre os dias 16 e 24 deste mês, será acesa pelo atleta brasileiro mais conhecido no mundo, o ex-jogador de futebol Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. Segundo a organização dos Jogos, Pelé foi escolhido por já ter jogado pela seleção militar brasileira no início da carreira.

A pira fica no setor sul do Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, construído para os Jogos Pan-Americanos de 2007. A cerimônia de abertura começará às 16h, no estádio, com a presença prevista da presidenta da República, Dilma Rousseff. O espetáculo deve envolver 2,3 mil pessoas, entre elas 1,2 mil crianças e adolescentes de escolas públicas do Rio.

A primeira parte da apresentação mostrará as belezas naturais do Brasil, por meio de fantasias e alegorias representando golfinhos, cardumes, tamanduás, formigas, borboletas e até uma “sucuri” de 22 metros de comprimento, com partes articuladas.

Na segunda parte do show, as crianças e adolescentes vestirão fantasias com as cores da Bandeira Nacional durante a apresentação. Também haverá o tradicional desfile das delegações. Cerca de 4 mil atletas das Forças Armadas de 112 países estão inscritos para participar dos Jogos.

No setor norte do Engenhão, portanto, do outro lado da pira, ficará um palco de 5 mil metros quadrados, onde haverá apresentações de artistas como Toquinho, Zizi Possi, Jorge Aragão, Alcione e da banda Paralamas do Sucesso.

O mascote principal dos Jogos, Arion, também aparecerá no Engenhão, junto com quatro personagens que representam as Forças Armadas e as forças auxiliares (polícias e bombeiros militares).

Por segurança, as ruas no entorno do Engenhão serão fechadas para o trânsito de veículos, das 13h à meia-noite de sábado (16). Segundo a prefeitura, o trem é a opção de transporte em que o público desembarca mais próximo ao estádio.

Fonte: / NOTIMP

---

Esquema de segurança dos Jogos Mundiais Militares contará com 10 mil homens

Luiz Ernesto Magalhães

RIO - Cerca de 10 mil homens das Forças Armadas, Polícia Rodoviária Federal, PM e Guarda Municipal foram mobilizados para dar segurança aos V Jogos Mundiais Militares que começam no sábado com a cerimônia de abertura no Estádio Olímpico João Havelange (Engenhão), que terá a presença da presidente Dilma Rousseff . Parte das comitivas já chegou ao Rio e está se deslocando pela cidade, mas o carioca perceberá mais a movimentação a partir do fim de semana, quando a maioria dos 4 mil atletas já estará no Rio.

Comboios escoltando as delegações terão preferência no trânsito no deslocamento entre os locais de competição - que incluem Copacabana, Barra da Tijuca e Maracanã - e as vilas construídas em áreas militares. Ao todo, estão previstos 6 mil deslocamentos de comboios entre o Aeroporto Internacional Tom Jobim e a Base Aérea do Galeão, as três vilas de atletas e os 23 locais de competição. Alguns desses deslocamentos também serão fora da capital, já que haverá competições em Resende (Paraquedismo), Paty do Alferes (orientação), Seropédica (orientação e pentatlo aeronáutico) e Mesquita (futebol).

Assim como ocorreu nos Jogos Pan-Americanos em 2007, o esquema de segurança do evento é rigoroso e segue normas internacionais a partir de uma análise de risco que inclui medidas de prevenção contra ataques terroristas. Haverá, por exemplo, restrições ao sobrevoo dos locais de competições. A orla marítima será patrulhada por barcos da Marinha já que haverá provas de vela na Baía de Guanabara, tendo a Escola Naval como base. Além disso, uma arena de vôlei de praia foi montada em Copacabana (nas proximidades da Avenida Princesa Isabel).

O major Mário Minoru Kuamoto, chefe da Comunicação Social do Centro de Operações de Segurança e Logística dos Jogos Militares, explicou que, apesar do forte aparato, boa parte das ações não serão feitas de forma ostensiva. Em lugar de jipes militares, por exemplo, as escoltas dos ônibus com as delegações será feita por militares em carros de passeio. As Forças Armadas receberam reforços de efetivos que vieram de Taubaté (SP), Brasília (DF), Juiz de Fora (MG) entre outras cidades. Agentes da PRF vindos de outros estados também reforçam as equipes de segurança.

— Nós adotamos medidas que são previstas em qualquer grande evento internacional. Mas a filosofia do evento é que os Jogos Militares celebram a paz. Não há razão para organizarmos um aparato que teria um impacto maior na rotina da cidade. Estamos planejando os deslocamentos de modo a chegar com antecedência aos locais de competição enquanto a cidade mantém a sua rotina — explicou o major.

A mobilização da segurança começou no dia 8, quando começaram a chegar as delegações. Nesta terça, já havia cerca de mil pessoas no Rio entre atletas, dirigentes entre outros participantes. O aparato só será totalmente desmobilizado no próximo dia 28, quando partem as últimas delegações.

O esquema, no entanto, não prevê a implantação de faixas exclusivas para a circulação das delegações como aconteceu nos Jogos Pan-Americanos em vias como a Linha Amarela e a Avenida Salvador Allende. Os organizadores montaram um Centro de Comando e Controle na Vila Militar, em Deodoro, para monitorar todas as atividades. A rotina das delegações também será acompanhada pelo Centro de Operações da prefeitura, na Cidade Nova, onde militares ficarão de plantão orientando os comboios para se deslocarem por percursos alternativos em caso de imprevistos como acidentes na rota que foi inicialmente planejada:

— Na sexta-feira passada, nós já fizemos uma grande simulação. A avaliação é que o esquema deu certo. Reproduzimos a escala de deslocamentos que terão que ser feitos pelas delegações no dia 21, data em que a demanda pelos serviços será maior — explicou o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osório.

Além do trânsito, o Centro de Operações da prefeitura centralizará outras informações importantes para a organização do evento, que serão processadas pela própria prefeitura ou repassadas por outros órgãos. Isso inclui desde dados sobre temperatura ou risco de chuvas à velocidade dos ventos. Para Carlos Roberto Osório, os Jogos Militares darão experiência para receber outros megaeventos que acontecerão no Rio:

— Os Jogos Militares abrem um calendário de atividades importante . Ano que vem, teremos a Rio + 20. Em 2013, teremos a Copa das Confederações, e, em 2014, a Copa do Mundo. Em 2015, será a vez de celebramos os 450 anos de fundação do Rio de Janeiro. E, finalmente, teremos as Olimpíadas em 2016 — diz Osório.

A maior interferência no trânsito será no entorno do Engenhão. Os principais acessos ao estádio pela Linha Amarela e as ruas Goiás, Guilhermina, Arquias Cordeiro e Vinte e Quadro de Maio serão bloqueados a partir das 13h, e o estacionamento proibido neste sábado e para a festa de encerramento, que será no dia 24. Nessas ruas de acesso, serão estacionados os 150 ônibus alugados pela organização. Somando público, atletas e autoridades, as cerimônias deverão reunir mais de 40 mil pessoas.

Fonte: JORNAL EXTRA / NOTIMP








Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented