Crescimento na demanda aumenta procura por cursos no setor aeronáutico
Em 2010 mais de 154 milhões de pessoas viajaram de avião pelo Brasil .
A expectativa de crescimento na demanda dos aeroportos brasileiros faz aumentar a procura por cursos de qualificação no setor aeronáutico. São profissionais de olho nesse mercado promissor. Em Bragança Paulista e Guaratinguetá, cursos para piloto e comissário de voo têm fila de espera.
A copa do mundo e as olimpíadas nem começaram e os aeroportos brasileiros nunca estiveram tão cheios. Em 2010, mais de 154 milhões de pessoas viajaram de avião pelo Brasil. E a expectativa é que esse movimento triplique nos próximos vinte anos.
Um mercado voltado para o crescimento e tudo que gira em torno dele vai na mesma direção. Um exemplo é a procura por cursos de formação de pilotos, que só aumenta.
Neste aeroclube há fila de espera. Os bons ventos trazem cada vez mais alunos. A agenda dos instrutores de voo está lotada. "O crescimento da frota é muito grande. "As companhias estão alcançando vários recordes e tem levado a gente a fazer o curso de piloto, pra aviação de uma forma geral", afirma o instrutor de voo Natanael Godoy.
Apenas 19 anos e Leonard já é piloto privado. Agora ele treina para comandar aviões comerciais. Se voar era um sonho já realizado, o futuro parece ainda mais promissor. "Todo dia está aumentando, a aviação muda, é uma coisa nova no mercado e você tem que se atualizar, melhorar o vôo e fazer tudo conforme a aviação quer. Quanto mais a aviação cresce mais você cresce também", diz.
Antes da prática, o estudo. Longe dos aviões. Neste curso teórico de Bragança Paulista, interior de São Paulo, a espera por uma turma é de três meses. Para pilotos e também para os futuros comissários de bordo. "Nos últimos dois anos o aumento foi enorme mais do ano passado pra cá a gente teve uma média de 70% no aumento pela procura do curso", relata a diretora do curso Juliana Donati.
Um setor que também promete para quem nem vai sair dos aeroportos. Na escola de especialistas de aeronáutica, em Guaratinguetá, a procura pelo curso de controlador de tráfego aéreo só aumenta. Em 2011, mais de sete mil candidatos concorreram a 160 vagas. Um crescimento de mais de 77% em relação ao ano passado. "Vai ter muitos aviões e muita gente vindo pro Brasil, pra Copa do Mundo, pras Olimpíadas e nós precisamos de profissionais qualificado justamente para passar uma boa imagem do Brasil", ressalta o aluno Fernando Papellas.
Controladores de voo, comissários, pilotos. Segundo esse economista, todos serão necessários. "O que a gente precisa é investir em aeroportos, em qualificação da mão de obra e, urgentemente, de mais profissionais. Fazer o dever de casa que é investir na infraestrutura básica do transporte aéreo para acomodar esse crescimento na demanda", explica o economista Alessandro Oliveira.
Segundo a Infraero, 154 milhões de passageiros utilizaram os aeroportos brasileiros em 2010. E de acordo com estudos do setor a previsão é que a demanda nos aeroportos triplique nos próximos 20 anos.Fonte: VNews / NOTIMP
Foto: Azul