Brasil planeja ser Top 3 nos Jogos Mundiais Militares
Evento acontece entre os dias 16 e 24 de julho no Rio de Janeiro .
Cauê Rademaker .
Para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, o COB planeja que a delegação brasileira termine entre as dez melhores no quadro de medalhas. Contudo, a meta das Forças Armadas para os Jogos Mundiais Militares, que começarão no dia 16 de julho, é ainda mais ousada.
O torneio, que reunirá 88 países no Rio de Janeiro e terminará no dia 24, acontece também de quatro em quatro anos, tal qual a Olimpíada. No entanto, na última edição, em Hyderabad,na Índia, a delegação brasileira deixou a desejar e ficou em 31º lugar.
Porém, o investimento nos atletas e em infraestrutura tem sido grande e o Brasil promete brigar de igual para igual com chineses e norte-americanos, principais potências. É o que promete o vice-almirante Gambôa, chefe da delegação brasileira.
- Na última disputa fomos muito mal, só conseguimos três medalhas no atletismo, por exemplo. Agora, a expectativa é estar entre os três melhores. O quinto lugar já seria muito bom, mas aposto que estaremos entre os três.
A delegação brasileira contará com 268 atletas, que participarão das 20 modalidades. Alguns esportistas olímpicos, como Jadel Gregório, do salto triplo, Anderson, do vôlei, e Yane Marques, do pentatlo moderno, por exemplo, dentre muitos outros.
- A China é a grande potência, porque a maioria dos atletas olímpicos é militar, então eles vêm em peso para os Jogos Mundiais. Teremos essa pedreira pela frente, mas estaremos muito bem representados em todas as modalidades.
Na segunda-feira (4), Romário deu uma palestra para os times de futebol masculino e feminino. Nela, o Baixinho passou um pouco da sua carreira e como se motivava para as grandes competições.
- A minha Copa do Mundo vai ser os Jogos Militares para eles. É encarar como a competição mais importante do mundo, como eu encarei em 1994. Eles têm tudo para levar a melhor e dar um pouco de alegria para esse país.
A abertura acontecerá no dia 16, no Engenhão. Todos os ingressos para os Jogos são gratuitos e o torcedor pode adquiri-los pelo site oficial da competição.
Essa será a quinta edição do torneio, que tem, além de esportes olímpicos, alguns militares, como paraquedismo, orientação (corrida com bússola), pentatlo naval, pentatlo aeronáutico e pentatlo militar.
Fonte: / NOTIMP